Festival do Clube 2023

Painel debate dias de luta e de glória nos quadrinhos

11.09.23

O Brasil tem entre seus ícones populares um mestre dos quadrinhos, Maurício de Sousa. Reconhecido por diferentes gerações e pessoas das classes mais ricas às mais simples, o criador da Turma da Mônica alcançou também renome internacional. Outros representantes brasileiros dessa arte estão conquistando espaço fora do país, mostrando que temos talentos para exportar. Mas é preciso muita batalha para que estes artistas consigam seu lugar ao sol.

Este será um dos temas do painel "Quadrinistas brasileiros: dias de glória, dias de luta", que acontecerá no domingo 24, no Festival do Clube de Criação 2023, que abre suas portas no dia 23, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

No palco do auditório Simon Bolivar estarão Fábio Moon, Ana Cardoso, Lucas Werneck e Germana Viana em um debate moderado por Ivan Costa, cofundador da CCXP e CEO da Chiaroscuro Studios, que reúne e agencia alguns dos maiores ilustradores do país.

Um dos quadrinistas mais premiados do Brasil, o paulista Fábio Moon (@fabiomoon) é coautor de "10 Pãezinhos", título lançado em 1997 com seu irmão gêmeo Gabriel Bá. Ele é vencedor de dois prêmios Eisner, o mais cobiçado pelo segmento no mundo, com os quadrinhos "Daytripper" pelo selo Vertigo da DC Comics, e “Dois Irmãos”, lançado no Brasil pela Companhia das Letras e nos EUA pela Dark Horse Comics. Por sinal, os gêmeos foram os primeiros brasileiros a ganharem o Eisner.

Fábio conheceu os quadrinhos ainda criança quando sua mãe lia histórias de Mandrake e Fantasma para ele e seu irmão. A paixão pela banda desenhada só aumentou na fase formativa do jovem, que decidiu cursar artes plásticas por não haver um curso superior específico para as histórias em quadrinhos. Foi então que, sempre junto com Gabriel, publicou o fanzine “10 Pãezinhos”, responsável por lançá-los no mercado.

Entre as obras dos gêmeos estão adaptações de obras literárias como “O Alienista” (Machado de Assis) e “Dois Irmãos” (Milton Hatoum).

Artista de Belo Horizonte, Ana Cardoso (@anacardoa_art) é sócia diretora do Estúdio Black Ink, que, além de quadrinhos independentes, lançou a graphic novelMingau – Apego” pela Maurício de Souza Produções (MSP), concorrendo ao Troféu HQMIX.

A HQ de estreia de Ana foi “We Pet”, na qual falou da relação que temos com nossos animais de estimação e a maneira com que muitas pessoas não têm responsabilidade com seus bichos. A causa animal voltou a ser pauta com a obra “Quando Você Foi Embora”, que trata da relação afetiva de um cãozinho com seu dono.

Esse contato e carinho com os pets fez com que Ana fosse escolhida por Sidney Gusman, editor da linha de graphic novels da MSP, para desenvolver “Mingau – Apego”, na qual ela pode ter a experiência de trabalhar com um personagem já conceituado e querido pelos leitores brasileiros.

Já Lucas Werneck (@lukaswerneck) é conhecido pelos fãs de quadrinhos por seu trabalho com gigantes como DC Comics e Marvel Comics. Ele irá compartilhar sua jornada trabalhando em títulos icônicos como X-Men, Homem de Ferro e Capitão América.

Lucas se apaixonou pelas histórias de super-heróis na adolescência, assistindo animações como “X-Men: Evolution”. Aos 19 anos, já estagiava em um estúdio, iniciando assim sua carreira profissional. Com apenas 24 anos, recebeu a oportunidade de trabalhar na DC Comics, com a personagem Arlequina. Depois de mais alguns títulos na DC, mudou-se para a “Casa das Ideias”, apelido da editora Marvel, e tem trabalhado principalmente com os heróis mutantes.

A recifense Germana Viana (@germana_fazgibi), por sua vez, é uma artista independente que tem como uma de suas marcas a diversidade em suas personagens. Pelo selo Pagu Comics, publicou “As Empoderadas”, série de webcomics premiada com o Troféu HQMIX em 2017 e uma de suas obras mais conhecidas. Posteriormente, ela foi publicada em livro pela Jambô Editora.

Antes de virar quadrinista, Germana trabalhava na indústria como letrista e agente de artistas brasileiros no mercado estadunidense, até que, graças a um elogio de um dos principais nomes do mercado, George Pérez (artista de Nova York, que faleceu no ano passado), ela decidiu criar suas próprias histórias, lançando, então, a webcomicLizzie Bordello e as Piratas do Espaço”.

Apesar de não ser artista de quadrinhos, Ivan Costa atua diretamente no mercado, seja em eventos como a CCXP, onde quadrinistas e ilustradores têm cadeira cativa, ou ajudando desenhistas de todo o país a encontrarem seu espaço numa área que é tão desafiadora. Para ele, o painel reúne artistas que representam diferentes vertentes da produção brasileira de quadrinhos: da linha mais mainstream à mais autoral, de super-heróis a adaptações literárias, de diferentes gêneros e orientações. “A cena brasileira de quadrinhos é justamente assim: rica e diversa”, afirmou.

Não perca a chance de mergulhar no universo dos quadrinhos brasileiros e conhecer de perto os profissionais que estão dando forma à indústria.

A programação completa está aqui.

Serviço:

11º Festival do Clube de Criação

Patrocinadora premium: JCDecaux.

Patrocínio master (ordem alfabética): Globo, Google e Santeria.

Patrocínio/apoio (ordem alfabética): Adludio, Antfood, At Five Gin, Barry Company, Broders, Canja Audio, Cervejas Avós, Cine, Droga5, Halley Sound, Kraft Heinz, Lucha Libre Audio, Mr. Pink Music, MugShot, My Mama, NÓS - Inteligência e Inovação Social, O2 Filmes, Paranoid, Piloto TV, Publicis Groupe, Spotify, Surreal Hotel Arts, Tribbo, Unblock Coffee, UOL, Warriors e WMcCann.

Ingressos estão à venda na plataforma da Sympla (aqui). Garanta o seu.

Dúvidas ou desejo de se associar?  clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881

Abertura dos portões e do credenciamento: 8h.

Endereço Memorial: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda

Acesso pelo Metrô Barra Funda