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Festival do Clube 2023

Narrativas indígenas: como elas se inserem na publicidade?

22.09.23

No Festival do Clube de Criação 2023, que acontece neste final de semana, no Memorial da América Latina, um dos painéis irá levar uma mensagem importante para o mercado de comunicação: "Visibilidade indígena e seus impactos: apropriação ou aliança às causas dos povos originários", que será no domingo, às 12h10, no auditório Simon Bolívar.

Essa mesa promete oferecer uma visão única sobre o papel da comunicação na promoção da visibilidade e do respeito às narrativas indígenas. No palco estarão Aline Kayapó, advogada, escritora e fundadora do Movimento Plurinacional Wayrakuna e Junior Hekurari Yanomami, líder indígena da Urihi Associação Yanomami.

Nesse encontro, também estará presente Hanna Batista, amazonense de Humaitá, município na calha do Rio Madeira, e diretora de cena da Hungry Man. Ela irá entrevistá-los e irá compartilhar com a plateia sua experiência pessoal e comprometimento como indígena.

Em entrevista para o Clubeonline, ela destacou como a campanha “The Cost of Gold”, criada pela DM9 para a Urihi Associação Yanomami e produzido pela Hungry Man, com direção da própria Hannah, questionou os impactos do garimpo ilegal do ouro. A ação, que conquistou Ouro em Design no Cannes Lions 2023, ganhou atenção midiática ao envolver o Oscar em seu alerta.

A ação conta com participação do povo Yanomami para quem se pediu a criação de uma versão alternativa para a estatueta. A peça, que obviamente não usa ouro, tem o formato da divindade Omama (leia mais sobre a campanha aqui). A estatueta foi levada para 20 indicados ao Oscar deste ano.

Junior Hekurari Yanomami protagoniza essa ação. Esse trabalho com o líder indígena é exemplo de como a comunicação pode ser usada para criar mudanças positivas e conscientizar o público sobre uma causa tão fundamental, que é a proteção dos povos originários e os ecossistemas onde vivem.

O painel pretende abordar as seguintes questões:
- Como o mercado publicitário pode ajudar a construir um ambiente mais inclusivo para as narrativas indígenas?
- Que cuidados devem ser tomados ao contar essas histórias?
- Quais os desafios enfrentados pelos indígenas para contar suas histórias em um ambiente cultural construído por valores estéticos coloniais?
- Como traduzir a riqueza das culturas indígenas?

Além disso, a mesa discutirá como as narrativas indígenas podem contribuir para a descolonização da cultura do Brasil e como a comunicação pode ser uma aliada poderosa nesse processo.

Para Hanna, a realização de debates com integrantes dos povos originários em eventos como o Festival do Clube de Criação ajuda a abrir oportunidades para mais vozes indígenas na indústria da comunicação, que praticamente não tem participação de pessoas dessa origem. "Eu não quero ser única. Esse é o lance", explica.

A diretora observa que a falta de conhecimento e de acesso à informação fazem com que seus parentes - o que na cultura indígena se estende a todos que compartilham a mesma cultura, território e história - sequer saibam que o mercado criativo existe como uma possibilidade profissional. "Tenho muita vontade de sair dando palestras em periferias, escolas, falando que eu sou diretora e que tem um mercado de publicidade que precisa do olhar do povo originário na criação".

É importante falar também do momento político. Nesta quinta-feira, 21, o Supremo Tribunal Federal (STF) barrou a tese do marco temporal na demarcação de terras indígenas. O placar de 9 a 2 representa uma vitória para as nações indígenas. Mas ainda há muito por fazer. Apesar de reiteradas denúncias contra a destruição dos povos originários durante o governo Bolsonaro, uma das etnias, a Yanomani, chamou atenção do mundo ao ser revelada, no início do ano, a crise humanitária pela qual passava, após anos sofrendo com as violências do garimpo legal, do desmatamento e do desmonte nos programas de saúde indígena.

Não falte a este debate tão essencial.

Fernanda Beirão

Veja a programação completa do Festival do Clube 2023.

Serviço:

11º Festival do Clube de Criação

Patrocinadora premium: JCDecaux.

Patrocínio master (ordem alfabética): Globo, Google e Santeria.

Patrocínio/apoio (ordem alfabética): Adludio, Ama, Antfood, Apro+Som, At Five Gin, Barry Company, Broders, Canal Market, Canja Audio, Cervejas Avós, Cine, Droga5, Halley Sound, Kraft Heinz, Lucha Libre Áudio, Memorial da América Latina, Monkey-land, Mr Pink Music, Mugshot, My Mama, Nós - Inteligência e Inovação Social, O2 Filmes, Paranoid, Piloto TV, Publicis Groupe, Spotify, Surreal Hotel Arts, Tribbo, Unblock Coffee, UOL, Vati, Warriors VFX e WMcCann.

Ingressos estão à venda na plataforma da Sympla (aqui). Garanta o seu.

Dúvidas ou desejo de se associar? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881

Abertura dos portões e do credenciamento: 8h

Endereço Memorial: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda

Acesso pelo Metrô Barra Funda

Estacionamento no local

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