Festival do Clube 2023

Começa a 11ª edição!

23.09.23

A criatividade brasileira é reconhecida e celebrada mundialmente há décadas. É neste contexto que a 11ª edição do Festival do Clube de Criação traz temas pungentes que fazem parte do cotidiano da indústria publicitária, sem se encapsular apenas nesses assuntos, mas cuidando de ouvir e jogar luz em questões que impactam a economia criativa e sua relação com a sociedade em geral e com o meio ambiente.

Este ano, os conteúdos fervilham em 60 painéis, com cerca de 200 convidados, em quatro espaços de conteúdo que rolam simultaneamente neste sábado (23) e domingo (24), no Memorial da América Latina, com reflexões perspicazes que pretendem ser um ponto de inflexão para estimular que o conhecimento compartilhado sirva de combustível para o engajamento de forma ativa para a necessária transformação social.

Do mapeamento da Geração Z ao combate ao etarismo, da felicidade no ambiente de trabalho à solidão e intimidade artificial, da romantização e hipersexualização das favelas à presença das questões indígenas na comunicação, os assuntos selecionados pela curadoria este ano sedimentam e evoluem o caminho percorrido até aqui pelas outras 10 edições do Festival do Clube e trazem perspectivas futuras, a fim de ajudar a avançar mais um passo na direção de um mercado publicitário mais humano, inclusivo e diverso, e ao mesmo tempo, a evidenciar a importância da criatividade como um ativo essencial na engrenagem para produção de valor de marca e como instrumento de articulação social.

Os avanços tecnológicos e o seu impacto também ganham destaque na edição de 2023 do Festival, com alguns painéis abordando diferentes aspectos de ferramentas de inteligência artificial (IA) e do mundo dos games - incluindo o preconceito de gênero neste universo. Trabalho escravo contemporâneo e a responsabilidade das marcas, moda sob os aspectos da ancestralidade, sustentabilidade, tecnologia e ativismo, arte urbana e periférica e muitos outros conteúdos prometem discussões que oferecem repertório teórico e valiosas vivências pessoais, valorizando os mais variados tipos de saber e experiências (confira a programação completa aqui).

Na abertura do evento, no lotado Auditório Simón Bolívar, Joana Mendes, presidente do Clube de Criação, subiu ao palco juntamente com Gabriela Moura, vice-presidente da entidade.

Joana ressaltou a importância de ter sido a "primeira presidenta negra, nortista, sapatão" do Clube, acrescentando ser uma "honra" ter encabeçado a "primeira Chapa Preta, ser parte da "primeira e única diretoria 100% negra na história do Clube de Criação. E sermos os únicos com uma diretoria 100% negra em uma entidade que existe desde 1975 diz muito sobre a publicidade brasileira", pontuou.

"A gente deixa a presidência segunda-feira (25), mas o nosso legado vai durar dentro de muitos de vocês. Porque foi a primeira vez que muita gente se viu, e viu que poderia, que enxergou a chance de ser parte do Clube"observou Joana, destacando ainda o trabalho realizado pela diretoria nessa gestão, citando, entre diversas outras ações, parcerias nacionais e internacionais, novos formatos comerciais e recordes de público no Festival do Clube. A presidenta também agradeceu os profissionais que atuam no dia a dia da entidade, além de todos os apoiadores, estudantes, fornecedores, clientes, amigos e associados do clube.

Gabriela Moura lembrou que o Brasil é um país de dimensões continentais, com 203 milhões de pessoas, mais de 50% delas são mulheres e 56% se declaram negras ou pardas, mas não temos nenhuma ministra negra no STF e nunca houve presidente negro da República, no país mais negro fora da África. "Um homem negro apareceu em escala global, morrendo debaixo de uma bota policial. Sob o 'efeito George Floyd', pessoas negras foram chegando a cargos de liderança pela primeira vez, por causa do  movimento gerado a partir dessa tragédia. Com o 'fim do efeito George Floyd', infelizmente vemos negras menos empregadas, mais demitidas e mais mortas", lamentou.

Por fim, toda a diretoria da Chapa Preta subiu ao palco.

Espie a programação completa do Festival do Clube 2023.

Serviço:

11º Festival do Clube de Criação

Patrocinadora premium: JCDecaux.

Patrocínio master (ordem alfabética): Globo, Google e Santeria.

Patrocínio/apoio (ordem alfabética): Adludio, Ama, Antfood, Apro+Som, At Five Gin, Barry Company, Broders, Canal Market, Canja Audio, Cervejas Avós, Cine, Droga5, Halley Sound, Kraft Heinz, Lucha Libre Áudio, Memorial da América Latina, Mr Pink Music, Monkey-land, Mugshot, My Mama, Nós - Inteligência e Inovação Social, O2 Filmes, Paranoid, Piloto TV, Publicis Groupe, Spotify, Surreal Hotel Arts, Tribbo, Unblock Coffee, UOL, Vati, Warriors VFX e WMcCann.

Ingressos estão à venda na plataforma da Sympla (aqui). Garanta o seu.

Dúvidas ou desejo de se associar? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881

Abertura dos portões e do credenciamento: 8h.

Endereço Memorial: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda

Acesso pelo Metrô Barra Funda