Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Blogueirinha e paixões: o puro suco do YouTube
Para começar bem a tarde quente do primeiro dia do Festival do Clube de Criação, o palco do Auditório Simón Bolivar recebeu o seminário "YouTube: qual a sua próxima paixão?", com as presenças de Taidje Gut, diretora criativa do Google Creative Works, Xanaína Horta, a Blogueirinha (personagem de Bruno Matos) e Rafael Dias, CEO do Dia Estúdio e fundador da DiaTV.
Em boa parte da apresentação, Blogueirinha, que tem mais de 1,2 milhão de inscritos no YouTube, reproduziu o “De Frente com Blogueirinha”, seu programa nas redes sociais em que ela tira os maiores segredos de seus convidados, em uma lista que já inclui nomes como Pabllo Vittar, Gloria Groove e Luisa Sonza, e apenas cresce. A atração feita ao vivo surgiu como um exemplo de como o YouTube é propício para atrações com entretenimento e informação.
Desta vez, o entrevistado e “vítima” das perguntas debochadas foi Rafael Dias. Ele é fundador da DiaTV, iniciativa que se posiciona como a “TV da Internet”, com programação linear e feita 100% por criadores de conteúdo. O carro-chefe da empresa, como o próprio executivo explicou, é a própria Blogueirinha. “Agora que o programa deu certo, vou exigir muita coisa, viu? Agora eu sei dos meus direitos”, falou Blogueirinha, dando o tom bem-humorado do papo.
Na dinâmica liderada por Bruno Matos, que criou a personagem em 2017, Blogueirinha fez diversas perguntas a Dias, que explicou que criou a DiaTV como forma de trazer a lógica da programação linear da TV para a internet. “Quisemos criar algo assim, e não on-demand. Sabemos que as pessoas têm a ansiedade de escolher o conteúdo, e às vezes demoram mais tempo para escolher o que assistir do que vendo o programa. O nosso canal já faz essa editoria e existe um movimento global nesse sentido. Os streamings estão tendo esse problema e o canal linear é um caminho para resolver isso”, explica o executivo.
Ele também falou sobre a parceria com o YouTube, que considera o canal perfeito para sua programação por diversos fatores, como o crescimento do uso nas smart TVs e o engajamento que proporciona. Dias explicou ainda sobre a relação que quer estabelecer com as marcas e a qualificação das produções para os vídeos no YouTube. “Estamos vendo coisas maiores, com grandes investimentos. As marcas precisam ficar atentas e saber como aproveitar esse movimento”, afirmou. Ele elogiou ainda as iniciativas de co-criação, que unem a vontade das marcas de conversar com o público com o entendimento que os creators têm, de como o conteúdo vai “bombar” com o público.
O executivo revelou que passou a sonhar em abrir a empresa ao ver, há mais de dez anos, o tamanho de creators como Whindersson Nunes e Felipe Netto, e identificar a oportunidade de ajudar a organizar esse mercado. Hoje, sua DiaTV atingiu nada menos que 16 milhões de usuários únicos no YouTube, segundo dados do mês de agosto. Mas, mesmo assim, foi alfinetado por Blogueirinha: “Comparando com o que a Xuxa falou sobre carreira, não adianta as pessoas quererem ver apenas número, e não ver qualidade. Ainda mais como empresário, você não devia ficar falando disso. Mas isso só prova o tamanho da minha eficiência”, brincou a personagem.
Além do “De Frente”, Blogueirinha estrela atrações da DiaTV como “Só Tem no Brasil”, programa de viagens. Dias anunciou ainda que a TV terá um programa de Wanessa Wolf sobre sexo, nas madrugadas, e nova temporada do reality já sucesso “Corrida das Blogueiras”, que está no meio das gravações agora. “Futuramente, queremos transmitir shows e festivais” revelou. Mas seu grande sonho de reprodução de um formato de TV na internet é a novela. “Chama a VihTube para fazer”, brincou a Blogueirinha.
Confira um episódio do “De frente com Blogueirinha”, abaixo.
Cultura e entretenimento
Dias explica que o YouTube é um espaço que mistura informação e entretenimento, com construção legal de audiência, além das questões culturais e de diversidade. “É perfeito para a galera conseguir entrar no meio das conversas”, afirmou.
E quem explicou essa dinâmica da rede foi Taidje Gut, da Google Creative Works. “O YouTube é uma mistura de paixões e, para cada um, os conteúdos e experiências são completamente diferentes e únicos”, afirmou. Segundo dados que ela apresentou, 85% das pessoas entram no YouTube sabendo o que vão buscar, ou seja, já com a intenção. Mas os outros 15% se referem à atenção, que é tudo que ocorre a partir daquela interação inicial. Ela deu o exemplo da Barbie: “As pessoas entram no YouTube procurando o trailer, mas isso abre uma porta imensa de assuntos, com formatos diversos que vão de reacts, entrevistas, conteúdo sobre moda, decoração, maternidade, e tantas outras coisas”, explicou. São 80% as pessoas que usam o YouTube para se aprofundar nos assuntos que amam.
O YouTube, explicou ela, funciona como um pulso da relevância cultural. O que se resume na frase “Isso é muito YouTube”. De forma geral, é onde a cultura acontece, mais do que um reflexo de algo efêmero. Também funciona como uma jornada de expansão a partir dos interesses das pessoas e possui a característica multiformato, com conteúdo plural para todas as telas, horas e lugares.
Ela citou como exemplo o novo jeito de falar sobre futebol, com a Caze TV e as coberturas das Copas do Mundo masculina e feminina. “É um espaço para novas opiniões e um novo jeito de ver o futebol”, resume.
Taidje Gut trouxe ainda cases do tipo “Isso é muito YouTube” como o de um reality da Ikea que “apresentou” objetos antigos, como fax, para os participantes, todos da Geração Z (assista abaixo).
Outro case citado foi do "Unboxing" do Volvo EX30, o menor SUV do mundo, feito pelo próprio CEO da companhia (veja abaixo).
Felipe Turlão
Espie a programação completa do Festival do Clube 2023.
Serviço:
11º Festival do Clube de Criação
Patrocinadora premium: JCDecaux.
Patrocínio master (ordem alfabética): Globo, Google e Santeria.
Patrocínio/apoio (ordem alfabética): Adludio, Ama, Antfood, Apro+Som, At Five Gin, Barry Company, Broders, Canal Market, Canja Audio, Cervejas Avós, Cine, Droga5, Halley Sound, Kraft Heinz, Lucha Libre Áudio, Memorial da América Latina, Mr Pink Music, Monkey-land, Mugshot, My Mama, Nós - Inteligência e Inovação Social, O2 Filmes, Paranoid, Piloto TV, Publicis Groupe, Spotify, Surreal Hotel Arts, Tribbo, Unblock Coffee, UOL, Vati, Warriors VFX e WMcCann.
Ingressos estão à venda na plataforma da Sympla (aqui). Garanta o seu.
Dúvidas ou desejo de se associar? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881
Abertura dos portões e do credenciamento: 8h.
Endereço Memorial: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda
Acesso pelo Metrô Barra Funda
Estacionamento no local
Facebook Clube de Criação
@CCSPOficial no Twitter
@ClubedeCriacao no Insta
LinkedIn do Clube de Criação
#festidaldoclubedecriacao