arrow_backVoltar

Festival do Clube 2023

Decifrando a Geração Z: desafios e oportunidades

04.10.23

A Geração Z esteve na mira do Festival do Clube de Criação 2023, que reuniu especialistas para discutir o comportamento, consumo, estilo de vida e trabalho das pessoas nascidas a partir de 1995. Na análise do grupo está clara a mensagem: trata-se de um público criativo, altamente preocupado com o amanhã e realista.

O painel "Geração Z: como se comporta, se movimenta, o que consome, como mora, onde trabalha?" contou com as participações de Luiz Menezes, fundador da Trope; Mari Galindo, cofundadora da Nice House; Marina Tonon, diretora de criação da Dentsu; Renata Ferraz, diretora de insights e analytics da Mondelez Brasil; e Thais Mara, head de influência da Mutato. O painel foi moderado por Bernardo Mendes, CGO da Druid.

Quem quiser se conectar com a Geração Z, tem de compreender que a cultura desempenha um papel central dentro desse objetivo. Outro ponto fundamental é valorizar a criatividade. Luiz Menezes, que tem 24 anos, destacou a característica de sua geração ser mais "pé no chão".

"A Gen Z já nasceu em meio a um excesso de informações e tem uma preocupação constante com o futuro. Entender isso é crucial para as marcas", afirmou Luiz.

Já Mari Galindo, que é também especialista em transformação digital pela Universidade de Berkley (Califórnia), reforçou o peso da criatividade para essa geração e a importância da autenticidade nas campanhas. "Ela é extremamente criativa, produzindo muito conteúdo. As marcas precisam compreender essa criatividade e criar campanhas autênticas", alertou.

Marina ressaltou a necessidade de adaptação aos termos e tendências que fazem parte do universo desse público. "A adaptação de termos e tendências, como o recente boom do NPC, é desafiadora, mas essencial para a conexão com a Geração Z", comentou.

A seletividade desses jovens quanto ao consumo foi o ponto destacado por Thais Mara. Ela reforçou a necessidade de autenticidade nas ações das marcas diante dessa característica. "A Geração Z sabe muito bem o que é consumir, mas é seletiva. Como marca, é preciso estar pronta para abraçar o que eles valorizam e fazer adaptações autênticas", defendeu.

Por sua vez, Renata Ferraz sublinhou a importância de as empresas criarem projetos que encontrem conexão verdadeira com os anseios desse público. "As marcas devem estar preparadas para criar mensagens que a Geração Z possa realmente abraçar. Eles não aceitam qualquer coisa", acrescentou.

Ante o exposto, Bernardo Mendes concluiu que entender essa geração é, de fato, um desafio. Mas também uma oportunidade para as marcas.

Fernanda Beirão

11º Festival do Clube de Criação

Patrocinadora premium: JCDecaux.

Patrocínio master (ordem alfabética): Globo, Google e Santeria.

Patrocínio/apoio (ordem alfabética): Adludio, Ama, Antfood, Apro+Som, At Five Gin, Barry Company, Broders, Canal Market, Canja Audio, Cervejas Avós, Cine, Droga5, Halley Sound, Kraft Heinz, Lucha Libre Áudio, Memorial da América Latina, Mr Pink Music, Monkey-land, Mugshot, My Mama, Nós - Inteligência e Inovação Social, O2 Filmes, Paranoid, Piloto TV, Publicis Groupe, Spotify, Surreal Hotel Arts, Tribbo, Unblock Coffee, UOL, Vati, Warriors VFX e WMcCann.

Festival do Clube 2023

/