arrow_backVoltar

Festival do Clube 2023

Arte, colaboração e criatividade para cidades + inteligentes

11.10.23

O que é uma cidade senão as pessoas? A frase, escrita por William Shakespeare, em “Coriolano”, reflete até hoje uma preocupação fundamental quando se discute o uso do espaço urbano. No Festival Clube de Criação 2023, o painel "Soluções inteligentes para cidades inteligentes" trouxe uma mistura de visões e experiências sobre como abordar os desafios enfrentados pelos centros urbanos em constante crescimento populacional e em um cenário em que a tecnologia oferece diferentes oportunidades de conexão e distribuição de informação.

Sob a orientação do mediador Marcelo Reis, CEO e CCO da Leo Burnett Tailor Made, os convidados da mesa exploraram ideias que abrangem desde o poder da arte na revitalização urbana até como a publicidade pode ser usada para promover mudanças sociais.

Agatha de Faveri, artista plástica que tem obras criadas sobre muros e outros espaços na cena urbana, compartilhou sua perspectiva sobre o poder da arte na transformação das cidades: "A arte tem o potencial de trazer vida e inspiração para os espaços. Pode criar um senso de identidade e comunidade, que é essencial para uma cidade prosperar", afirmou.

Beto Lima, head comercial da JCDecaux, uma das maiores empresas de mídia exterior do mundo, abordou mobilidade urbana, entre outros temas. A respeito do papel das marcas e da propaganda, ele enfatizou: "A publicidade não é apenas sobre vender produtos, mas também sobre comunicar mensagens importantes para a sociedade. Podemos usar nossos espaços publicitários para promover a conscientização sobre questões críticas, como sustentabilidade", disse.

KL Jay, integrante dos icônicos Racionais MC's e DJ renomado, trouxe um ponto de vista sobre como a cultura e a música são capazes de moldar a identidade de uma cidade. Nas apresentações dos Racionais, por exemplo, o grupo faz questão de identificar as pessoas pelas regiões onde vivem. "A música é uma linguagem universal que pode unir as pessoas e dar voz às comunidades. Ela desempenha um papel crucial na expressão da cultura urbana".

Italiana de origem, Susanna Marchionni, cofundadora e CEO da Planet Smart City Brasil, contou como seu trabalho é orientado a tornar as cidades mais inteligentes e acessíveis a todos. E isso quer dizer todos. Ela afirmou não entender como no Brasil elementos que podem transformar uma região em uma área mais sustentável sejam destinados apenas aos mais ricos.

Susanna detalhou um projeto inovador no Ceará. "Estamos trabalhando em uma comunidade, onde integramos tecnologia para melhorar a qualidade de vida. Isso inclui desde soluções de habitação acessível até sistemas de energia sustentável e transporte eficiente", contou.

Quando se trata de futuro, embora muita gente possa pensar em tecnologias de ponta, com carros elétricos, ou conexão favorecida pelo 5G, no país precisamos pensar ainda em oferecer condições básicas e dignas para a população, seja para morar em um ambiente que não agrida o verde ou que recupere ecossistemas, seja para se deslocar sem maiores transtornos para o trabalho ou seja para apreciar um grafite ou momento cultural em seu bairro. Reis resumiu a essência do debate: "Estamos enfrentando desafios, mas com criatividade e colaboração podemos moldar cidades mais inteligentes e sustentáveis".

Fernanda Beirão

11º Festival do Clube de Criação

Patrocinadora premium: JCDecaux.

Patrocínio master (ordem alfabética): Globo, Google e Santeria.

Patrocínio/apoio (ordem alfabética): Adludio, Ama, Antfood, Apro+Som, At Five Gin, Barry Company, Broders, Canal Market, Canja Audio, Cervejas Avós, Cine, Droga5, Halley Sound, Kraft Heinz, Lucha Libre Áudio, Memorial da América Latina, Mr Pink Music, Monkey-land, Mugshot, My Mama, Nós - Inteligência e Inovação Social, O2 Filmes, Paranoid, Piloto TV, Publicis Groupe, Spotify, Surreal Hotel Arts, Tribbo, Unblock Coffee, UOL, Vati, Warriors VFX e WMcCann.

Festival do Clube 2023

/