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Anselmo Ramos: sua BOW (Brand One Word) é para sempre
Coragem. Essa é a palavra que representa a GUT. A escolha partiu da junção dos termos que definem os fundadores da rede, o brasileiro Anselmo Ramos, que tem “sonhador” como sua palavra única, e o argentino Gastón Bigio, que é “intensidade”.
Com base nisso, Anselmo subiu ao palco do 12º Festival do Clube de Criação para incentivar o público a buscar por sua BOW ou Brand One Word, conceito adotado pela agência e que foi tema de sua palestra. O cofundador e creative chairman da GUT, eleita Rede Independente do Ano do Cannes Lions 2023, explicou o processo da escolha dessa palavra de valor único e como ela norteia os trabalhos feitos por sua equipe no painel “Como achar a sua BOW? Encontre e atinja o máximo potencial na sua carreira e na sua vida”.
“A minha relação com o Gastón só funciona porque nossas palavras são complementares. Não adianta eu parar de sonhar e ele deixar de ser intenso. Por isso, nós intercalamos as ações e fazemos isso de forma consciente. Se eu estou sonhando muito alto, ele abaixa a intensidade e vice e versa”, contou.
A coragem dos trabalhos realizados pela GUT é notável, mas, segundo o criativo, isso só é possível por conta de clientes tão corajosos quanto a agência — algo que foi desejo dos fundadores desde a primeira reunião que gerou a empresa.
Segundo Anselmo, quando ele e Gastón se sentaram para discutir a criação da GUT, eles queriam ser uma agência corajosa para clientes corajosos, o que fez com que eles dissessem “não” 27 vezes para marcas que os procuraram logo no primeiro ano de existência.
“Ter uma BOW faz com que as agências saibam os caminhos a serem seguidos. As que têm uma BOW estão na lista das melhores do mundo, como a Rethink que, neste ano, ganhou como Rede Independente de Cannes”, afirmou.
Ao longo da palestra, Anselmo deu um “passo a passo” para que os presentes no Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina encontrassem suas palavras. O processo consiste em algumas frases, tanto individuais como coletivas, envolvendo família e amigos. A ideia é que se vá peneirando as opções até chegar em uma palavra única que funcionará tanto para fins profissionais quanto pessoais.
Entre as perguntas que orientam essa escolha estão: como você se vê? O que define você e somente você? Como os outros te veem? Duas palavras ligadas a duas personalidades ajudam a compreender o conceito. Para o cineasta Alfred Hitchcock, a BOW é "suspense". Para Michael Jordan, ícone da NBA, a palavra é "air".
No caso do mercado publicitário, Anselmo destacou que a BOW deve ser maior do que qualquer campanha, resultado de curto prazo, tendência, pesquisa, CMO, CCO, clientes e agência. Ele deu um exemplo com o processo de busca da palavra da Philadelphia.
“Às vezes, a sua palavra está bem na sua frente e você não vê. Nós trabalhamos com a Philadelphia Cream Cheese nos EUA e foram meses até encontrar a palavra que, no final, estava na própria embalagem deles: original. Existem situações em que ela será óbvia. Você só vai precisar abraçá-la”, acrescentou.
O criativo fez uma observação: a BOW é atemporal e para sempre. Apesar disso, sua execução será momentânea. “No caso de Stella Artois, que tem ‘valor’ como palavra, existiu uma campanha no passado em que ela foi executada de uma maneira. Agora, fizemos uma peça na qual a executamos de outra. O valor da marca como cerveja é o mesmo, mas vamos continuar transmitindo-a de outras formas. O importante é que a marca não mude”, salientou.
Carolina Vilela
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