arrow_backVoltar

Festival do Clube 2024

Por dentro da poesia gráfica de Daniel Kondo

31.10.24

Imagine que você não ostenta milhões de seguidores no Instagram ou em outras redes sociais. E nem é uma celebridade da mídia. E, ainda assim, seu trabalho é elogiado por Gilberto Gil, Patti Smith, Djavan, Fernanda Takai e Lulu Santos –para citar alguns… É o caso do artista e ilustrador gaúcho Daniel Kondo. “Quando você articula bem todo o repertório acumulado, você chega neste instante da sacada genial, neste momento mágico. E todos os dias vou treinar para chegar neste lugar”, afirmou.

O trabalho e o processo criativo de Kondo foram temas do painel “De Gilberto Gil e Djavan à literatura infantil, os caminhos gráficos do artista e ilustrador Daniel Kondo”, no 12º Festival do Clube de Criação.

André Kassu, sócio da CP+B, e Joanna Monteiro, co-CCO da Africa Creative, participaram desse encontro com Kondo, que contou os segredos dos repertórios acumulados entre a herança japonesa, a carreira publicitária, a fase de autor infanto-juvenil e a disposição de cocriar ilustrações que narram histórias musicais (leia mais sobre sua biografia aqui).

Kondo consegue, como poucos, circular em diferentes mundos. Ganhou muitos prêmios como ilustrador infantojuvenil. Depois foi para o lado da música. É interessante essa versatilidade”, observou Joanna para o público. O artista gráfico fez questão de falar sobre como a experiência na publicidade moldou sua carreira na literatura: “A publicidade tem agilidade e propõe maneiras novas de trabalhar. Produzi, publiquei e lancei 10 livros este ano. A publicidade me fez um autor melhor”, garantiu.

Mas como manter a agilidade sem perder a subjetividade? Conexão, quem sabe, seja uma possível resposta: “Não me vanglorio. Existe um diálogo. O Gilberto Gil me convidou para ouvir as histórias de cada música”. Desse convite nasceu o livro “Nós, a gente”, com 40 músicas icônicas de Gil ressignificadas pelos traços e pelas cores de Kondo.

A partir daí, os caminhos se abriram. “Depois do Gil, meu mundo mudou. O reconhecimento dele rendeu frutos. Acessei a árvore GILnealógica”, divertiu-se Kondo, que publicou "Florisbela", em parceria com Bela Gil.

Kassu comentou o que, possivelmente, conquistou o clã: “As letras do Gil foram para um caminho que jamais imaginei”, disse, exaltando a sensibilidade de Kondo.

Non sense pra quem?

Com Djavan, um bom desafio para Kondo foi ilustrar a música “Açaí”, que chegou a gerar polêmica entre pessoas desprovidas de contexto. Não peça para um poeta explicar sua poesia. Em vez disso, cantemos Djavan. Ele tem uma dimensão popular e uma sofisticação que surpreendeu até o Stevie Wonder. E ele me disse: ‘quero que você desenhe a música ‘Açaí’, mas não só. Quero que você faça também a canção ‘Seca’”, lembrou o artista gráfico. O resultado, surpreendente, mostra a força do design. Para Joanna, ele “tem muito de filosófico e político também”.

Kondo saiu de São Paulo e foi morar em uma cidade menor, no Uruguai, onde consegue lidar de uma nova maneira com o tempo, a rotina criativa e a produtividade. Isso ocorre de modo mais tranquilo e equilibrado, diferentemente do agito de uma metrópole, descreveu. Diante disso, Joanna resumiu: “Hoje me intriga a coisa do tempo. Ninguém tem tempo para mais nada. E os livros do Kondo trazem isso: um diálogo com o tempo a cada ilustração”. És um senhor tão bonito…

Ju Vilas

Este ano, temos os seguintes patrocinadores e apoiadores:

Patrocínio Premium (ordem alfabética): GloboGrupo PapakiRecôncavo Company.

Patrocínio Master: Santeria.

Patrocínio (ordem alfabética): Barry Company, Boiler Filmes, Café Royal, Halley Sound, Heineken, Jamute, Landscape, Lew’Lara\TBWA, Love Pictures Company, Modernista, Mr. Pink Music, MugShot, MyMama Entertainment, Nós – Inteligência e inovação social, O2, Paranoid, Piloto, Purpple, União Brasileira de Compositores, TikTok, Unblock Coffee e We.

Apoio (ordem alfabética): Artmont, Antfood, Audioink, Bici Desagência, Canal markket, Canja Audio Culture, Carbono Sound Lab, Chucky Jason, Ellah Filmes, Estúdio Origem, Fuzzr, Grupo Dale!, Mercuria, Monkey-land, Pachamama, Pródigo Filmes, Punch Audio, Sailor Studio, Soko (Droga5 São Paulo), Sondery, Tribbo, UOL, Vox Haus, Warriors VFX.

Sem estas empresas, NÃO haveria Festival.

Festival do Clube 2024

/