Festival do Clube 2024

Anselmo Ramos: encontre a palavra que te define

26.09.24

Um dos key speakers da 12ª edição do Festival do Clube Criação, que acontecerá nos dias 12 e 13 de outubro, é Anselmo Ramos, cofundador e creative chairman da GUT, que costuma definir sua agência como corajosa e feita para clientes corajosos – hoje, o portfólio tem nomes como AB InBev, Tim Hortons, Kraft Heinz e Mercado Livre. A palavra “coragem”, portanto, carrega um sentido especial. Ele pretende mostrar que existe um método para levar qualquer marca – ou pessoa – a encontrar sua própria palavra e se apropriar dela.

Em sua palestra “Como achar o seu BOW (Brand One Word)”, no domingo (13), às 19h15, Anselmo irá contar que definir essa palavra tem sido fundamental para os clientes da agência e para seus funcionários, os “gutsies”. A proposta é inspirar as pessoas a encontrarem as suas palavras únicas – ou BOW – e, com isso, atingirem seu potencial máximo, qualquer que seja o âmbito.

Vou tentar mostrar para a comunidade criativa brasileira o poder de encontrar uma palavra que define uma marca ou uma pessoa. Nós chamamos essa palavra de Brand One Word (BOW). É a sua marca destilada em apenas uma palavra. E como isso pode mudar sua carreira e sua vida para sempre. Vou dar exemplos pessoais, do mercado, e ajudar todo mundo a encontrar sua BOW”, promete.

Anselmo afirma que, quando as pessoas encontram a sua palavra, os caminhos se abrem naturalmente e as decisões profissionais ou pessoais se tornam mais fáceis. “Tudo é uma consequência da BOW que é sua essência, seu DNA, sua alma. Quando você consegue resumir a razão da sua existência em só uma palavra, fica mais claro o ‘como’, o ‘com quem’ e principalmente o ‘porquê’ de tudo. Vira o seu mantra e sua filosofia de vida. Uma marca ou uma pessoa ao encontrar, abraçar, e executar sua palavra é o grande segredo para atingir o máximo potencial na carreira e na vida”, explica.

Todos têm essa possibilidade? Anselmo é categórico quanto a isso. “Sim, todo mundo e todas as marcas podem encontrar sua BOW. Todo mundo é uma marca, quer você queira ou não. Às vezes, a BOW é óbvia e fácil de achar. Às vezes, não. Mas sempre é possível achar”, afiança.

O método indicou que a palavra “coragem” é o que resume a GUT. E no caso pessoal de Anselmo Ramos, qual é? Ele revela que é “sonhador”. O que foi confirmado pelo argentino Gastón Bigio, seu sócio.O Gastón me perguntou um dia qual era minha BOW. Quando eu respondi ‘sonhador’, ele me mostrou um papel. Ele tinha escrito a mesma palavra”, conta. O brasileiro reforça: “Sempre sonhei grande: como trabalhar fora, mudar a Ogilvy Brasil, começar a David, fazer da GUT a Rede Independente do Ano em Cannes. Quando atinjo um sonho, imediatamente já penso em outro. Isso não vai mudar nunca”.

O sonho mais atual, por assim dizer, começou em 2018, a partir da parceria com Bigio, que deu origem à GUT. Segundo Anselmo, o objetivo desde o princípio era “ser a agência de referência para as maiores marcas do mundo que buscam fazer um trabalho corajoso e uma construção de marca ousada a longo prazo”.

A agência tem, atualmente, operações em Miami, Buenos Aires, São Paulo, Toronto, Cidade do México, Los Angeles, Amsterdã e Madri. Além de ter sido A-List da AdAge por quatro anos consecutivos e ganhar alguns dos principais prêmios de referências internacionais de criatividade como Clio Awards, One Show, D&AD, Effie, ANDY Awards, a GUT veio de um 2023 com 35 Leões em Cannes, tendo sido a Independent Network of the Year, Latam Network of the Year, e tendo o escritório de Buenos Aires atingido o reconhecimento máximo como Independent Agency of the Year e Agency of the Year.

Em 2024, a GUT São Paulo faturou prêmios que incluem o Grand Prix de Media, com “Handshake Hunt”, case criado para o Mercado Livre. Com essas conquistas já consolidadas, a expectativa é que, durante sua apresentação, Anselmo fale também sobre seus próximos sonhos.

Felipe Turlão

Veja aqui a programação do Festival do Clube 2024.

Este ano, temos os seguintes patrocinadores e apoiadores:

Patrocínio Premium (ordem alfabética): GloboRecôncavo Company.

Patrocínio Master: Santeria.

Patrocínio (ordem alfabética): Barry Company, Café Royal, Halley Sound, Heineken, Jamute, Landscape, Lew’Lara\TBWA, Modernista, Mr. Pink Music, MugShot, MyMama Entertainment, Nós – Inteligência e inovação social, O2, Paranoid, Piloto, Purpple, União Brasileira de Compositores, Unblock Coffee e We.

Apoio (ordem alfabética): Artmont, Antfood, Audioink, Canal markket, Canja Audio Culture, Carbono Sound Lab, Creative Group, Ellah Filmes, Estúdio Origem, Fuzzr, Mercuria, Monkey-land, Pachamama, Pródigo Filmes, Punch Audio, Sailor Studio, Soko (Droga5 São Paulo), Sondery, Tribbo, UOL, Vox Haus.

Sem estas empresas, NÃO haveria Festival.

Para você não esquecer: já está à venda o ÚLTIMO LOTE de ingressos. Por conta do sucesso alcançado no ano anterior, neste lote adicionamos o Ingresso Solidário. Aproveite 15% de desconto em troca de 1kg de alimento não perecível, que deverá ser entregue no dia do evento. Adquira o seu por meio da plataforma Sympla. Garanta sua participação o quanto antes, clicando aqui. Agências, produtoras, anunciantes comprem também seu lote de ingressos o quanto antes: temos pacotes com 5% de desconto para cinco ingressos, 10% para 10 ou 15% de desconto para 15 ingressos, entre em contato com o Clube pelo e-mail clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou mensagem para o Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881. Interessados em patrocinar o evento procurem o washington@clubedecriacao.com.br

Serviço:

12º Festival do Clube de Criação - 12 e 13 de outubro - sábado e domingo - das 8h30 às 22h

Ingressos estão à venda na plataforma da Sympla (aqui). Garanta o seu.

Dúvidas ou desejo de se associar? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881

Endereço Memorial: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda

Acesso pelo Metrô Barra Funda