arrow_backVoltar

Festival do Clube 2024

Para entrar no clima: reveja painéis de 2023

29.08.24

Se você já esteve no Festival do Clube de Criação sabe que um dos pontos altos do evento é a qualidade do conteúdo gerado por palestrantes e debatedores que compartilham conhecimento, insights e provocações com a plateia.

Nestas arenas já aconteceram debates arrepiantes, conversas imprescindíveis e até mesmo momentos de verdadeira catarse entre palco e plateia.

Se você integra a chamada indústria criativa vai certamente curtir ver ou rever algumas das mesas que aconteceram ano passado durante o evento, no Memorial da América Latina.

Para tanto, acesse o canal do Clube no YouTube - TVClubedeCriação - e faça a festa.

Dentre os painéis do ano passado que podem ser conferidos estão, por exemplo, "O processo criativo de Rosane Svartman" (assista aqui), autora de novelas incríveis como Vai na Fé; e "Medindo a felicidade de quem trabalha (semana de 4 dias e outras batalhas, porque há vida lá fora)" (aqui), com Denize Savi (especialista em Ciência da Felicidade / Chief Happiness Officer da Chilli Beans), Fabrício Oliveira (CEO da Vockan), Lívia Azevedo (diretora de People & Organization Development da Heineken), Marcelo Rizério (cofundador e CCO da Euphoria), Renata Rivetti (diretora da Reconnect Happiness at Work e diretora da 4 Day Week Brazil), sob mediação do jornalista Felipe Turlão.

Há também a (mega) mesa "Cangaço Novo os bastidores da série que é a 2ª mais vista no mundo" (aqui), com o ator Allan Souza Lima, o criador e roteirista Eduardo Melo, o diretor da O2 Filmes Fabio Mendonça, a criadora e roteirista Mariana Bardan, entrevistados por Andre Havt (co-managing director da MullenLowe e creative lead da Mediabrands), Daniel Ottoni (CCO / managing director da Zmes), Deh BastosThiago Lins (diretor de criação da FCB Brasil).

Outra mesa que não dá para perder é "Visibilidade indígena e seus impactos: se apropriar ou se aliar às causas dos povos originários?" (aqui), com a advogada e escritora Aline Kayapó (fundadora do Movimento Plurinacional), Wayrakuna Junior Hekurari Yanomami (líder e presidente da Urihi Associação Yanomami e presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami), entrevistados por Hanna Batista (diretora do filme "The Cost of Gold").

Quem é gamer vai curtir acompanhar o bate papo entre o cientista da computação Allan Jefferson (criador do Bomba Patch), Ricardo Chantilly (sócio-fundador da AfroGames), Victor Garcez (fundador da Vision03 Studio Games e criador do jogo A Cura) sobre Games e eSports, abordando o "boom" vindo da periferia (aqui).

Ah, e se você não viu não perca de forma alguma o essencial debate "Trabalho escravo contemporâneo e a responsabilidade das marcas" (aqui), que contou com a participação do frei Xavier Plassat (coordenador da campanha nacional de combate ao trabalho escravo da Pastoral da Terra), do jornalista, cientista político e professor da PUC-SP Leonardo Sakamoto (diretor da ONG Repórter Brasil e colunista do UOL), da procuradora do Trabalho Lys Sobral Cardoso (ex-coordenadora Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas / Ministério Público do Trabalho), com mediação da jornalista Juliana Gonçalves.

Se quiser rir um pouco, temos no cardápio "YouTube: qual a sua próxima paixão?" (aqui), com Taidje Gut (diretora criativa do Creative Works – Google), Xanaína Horta, a Blogueirinha (Bruno Matos), e Rafael Dias (CEO - Dia Estúdio / Fundador – DiaTV).

E em ano de Olimpíada e Jogos Paraolímpicos que tal lembrar de uma mesa com temática esportiva? Assista a "Futebol feminino: como alcançar de fato o protagonismo?" (aqui), com Carla Dias Araujo (diretora de marketing e comunicação da Hypera Pharma), Giovana Ramos Aleixo (diretora de projetos em comunicação e marketing da Octagon Latam) e Sofia Gomes César (fundadora da Classe das Campeãs, líder da área de Inovação e Expansão do Projeto Meninas em Campo), com mediação de Angélica Souza (publicitária e cofundadora do Dibradoras) e participação por vídeo da jogadora Tamires Dias (lateral-esquerda do Corinthians).

Muitos outros conteúdos incríveis estão a um clique de distância, como "A comunicação e o Brasil real" (aqui), "Produção de áudio com uso de Inteligência Artificial" (aqui), "A representação (quase sempre tóxica) das mulheres nos games: protagonistas, programadoras, jogadoras" (aqui), "O futuro do podcast" (aqui), "Cocreação: quando os creators se sentam à mesa com os criativos" (aqui), "Solidão, relacionamentos contemporâneos e intimidade artificial" (aqui), "Cartões Postais da Opressão" (aqui), "O trabalho artesanal na montagem e na edição" (aqui), "O poder do meme: como as marcas podem entrar nas conversas sem estragar a graça" (aqui), "Favelas: romantização e hipersexualização engendradas pela mídia e pela indústria cultural" (aqui), "Consumo de conteúdo e o futuro da televisão brasileira" (aqui) e "Música e cultura urbanas: a ascensão do funk, hip hop, rap, trap" (aqui).

Palestrantes solo também estiveram no palco. Dentre eles ninguém menos do que Carla Madeira, fundadora da agência Lápis Raro e escritora (autora do best-seller "Tudo é Rio") (aqui); Marcelo Zarvos, compositor que vive há décadas na Califórnia, autor de trilhas sonoras nacionais e internacionais (para longas como “Um limite entre nós”, “A escolha”, “Última parada 174”, “Flores raras”, “Você não conhece o Jack”, “The Good Shepherd”, e “The equalizer 3”) (aqui); Eddie Opara, sócio da Pentagram de Nova York, falando sobre  “Regenerative narrative(s)” ((aqui); e Chacho Puebla, cofundador e CCO da Felicidad Collective (aqui).

Enfim, é difícil citar as mais de 50 mesas. Então confira assista a todas as palestras disponíveis e faça suas escolhas aqui.

Em 2023, o Festival lotou o Memorial e reuniu mais de 210 debatedores e palestrantes.

Cerca de seis mil pessoas circularam por ali, nos dois dias. 

A programação completa do Festival do Clube do ano passado, você espia aqui.

E lembre: em outubro temos outra edição do Festival do Clube, nos dias 12 e 13, no Memorial da América Latina, no bairro da Barra Funda, em São PauloFácil acesso via metrô. Estacionamento no local.

Aquivocê pode conferir alguns dos nomes já confirmados para a 12ª edição.

Os ingressos para o Festival já estão disponíveis. Adquira o seu por meio da plataforma Sympla. O atual lote, com desconto, é limitado. Portanto, garanta sua participação o quanto antes, clicando aqui. Agências, produtoras, anunciantes comprem também seu lote de ingressos o quanto antes (aqui).

Dúvidas, sugestões, palpites, comentários? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou mensagem para o Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881.

Festival do Clube 2024

/