arrow_backVoltar

Festival do Clube 2024

Um encontro com Daniel Bruson, mestre da animação

17.09.24

Em sua 12ª edição, o Festival do Clube de Criação, que vai acontecer entre os dias 12 e 13 de outubro, vai proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer os fundamentos da premiada arte de Daniel Bruson, um dos mais destacados mestres da animação do Brasil. Ele é um dos artistas por trás do celebrado “Ninety-Five Senses”, indicado ao Oscar 2024 na categoria Melhor Curta-Metragem de Animação.

No painel “Os bastidores de um curta indicado ao Oscar”, que será no domingo (13), Bruson – que também é roteirista e artista gráfico - revelará suas fontes de inspiração, suas construções cognitivas e, por fim, sua técnica para tangibilizar em imagens a criação da mente.

O processo criativo para mim envolve honestidade emocional e intelectual, respeito pelas histórias dos outros e, ao mesmo tempo, a disposição de estar na borda. Refiro-me à vontade de expandir meus próprios limites, e também os limites de uma linguagem ou técnica”, diz o animador, antecipando o que irá mostrar no Festival do Clube.

Ele também resume o sentido maior de seu projeto criativo: “Tudo exige dedicação, resiliência e gratidão. Uma conexão com o coletivo por meio da expressão artística. As artes e a cultura são formas de criar pequenos respiros de paz”.

Bruson nasceu e vive em Sorocaba, no interior de São Paulo. Tem 41 anos e se formou em design na Unesp de Bauru (SP), em 2005. Começou a trabalhar na área ainda nos tempos de faculdade. Antes disso, no entanto, teve uma experiência singular com o mundo do labor físico e industrial, ganhando a vida como metalúrgico.

No tempo em que morou na capital paulista, produziu design customizado para a internet e atuou em produtoras como Dínamo Filmes, Lobo e Vetor Zero. Depois disso, conheceu o pessoal da Coala Filmes. Acabou fazendo a direção de arte dos curtas “Dossiê Rebordosa” e “Tempestade”, de Cesar Cabral.

Na sequência, trabalhou na produção de videoclipes e documentários. No ano passado, lançou dois curtas, “Pária” e “Guaracy”, que hoje estão no trajeto dos festivais, dentro e fora do Brasil.
Veio uma nova direção de arte no longa em stop motionBob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente”, também de Cesar Cabral, pela Coala. Esse trabalho ganhou importantes prêmios mundo afora, como no festival de Annecy.

Mais recentemente, Bruson fez dois curtas baseados em poemas, em parceria com Maria Popova do blog The Marginalian (ex-Brain Pickings), o último deles narrado pelo músico, roteirista e ator australiano Nick Cave.

Atualmente, colabora como diretor de arte na pré-produção do novo longa da Coala, baseado no livro “Um Pinguim Tupiniquim”, da escritora Indigo Ayer. Ao mesmo tempo, Daniel coordena o Núcleo de Desenvolvimento de Animações, em Sorocaba, em que pretende realizar, de forma colaborativa, o desenvolvimento de três curtas de animação.

A respeito do curta indicado ao Oscar, Bruson detalhará sua experiência como um dos seis animadores de “Ninety-Five Senses”, dirigido por Jerusha e Jareed Hess. Em 13 minutos, a obra conta a história de um homem velho, Coy, que descreve como os cinco sentidos se "desligam" no momento da morte. Bruson trabalhou na animação do protagonista. Ele também irá abordar como é ser um animador independente e um cineasta de animação no Brasil.

Vejo como muito importante tentar contar as boas histórias por meio de uma constante exploração estética”, resume. “É uma forma válida de criar conexões entre as pessoas”.

Mais uma vez, o Festival do Clube será realizado no Memorial da América Latina, no bairro da Barra Funda, em São Paulo. Garanta já sua presença no evento.

Veja abaixo alguns trailers de obras que levam a assinatura de Daniel Bruson.

Walter Falceta

Veja aqui a programação do Festival do Clube 2024.

Este ano, temos os seguintes patrocinadores e apoiadores:

Patrocínio Premium (ordem alfabética): GloboRecôncavo Company.

Patrocínio Master: Santeria.

Patrocínio (ordem alfabética): Barry Company, Café Royal, Halley Sound, Heineken, Jamute, Landscape, Lew’Lara\TBWA, Modernista, Mr. Pink Music, MugShot, MyMama Entertainment, Nós – Inteligência e inovação social, O2, Paranoid, Piloto, Purpple, União Brasileira de Compositores, Unblock Coffee e We.

Apoio (ordem alfabética): Artmont, Antfood, Audioink, Canal markket, Canja Audio Culture, Carbono Sound Lab, Ellah Filmes, Fuzzr, Mercuria, Monkey-land, Pachamama, Pródigo Filmes, Punch Audio, Sailor Studio, Soko (Droga5 São Paulo), Sondery, Tribbo, UOL e Vox Haus.

Sem estas empresas, NÃO haveria Festival.

Para você não esquecer: Os ingressos já estão disponíveis. Adquira o seu por meio da plataforma Sympla. O atual lote, com desconto, é limitado. Portanto, garanta sua participação o quanto antes, clicando aqui. Agências, produtoras, anunciantes comprem também seu lote de ingressos o quanto antes (aqui). Nos vemos no Memorial da América Latina nos dias 12 e 13 de outubro, sábado e domingo. Interessados em patrocinar o evento procurem o washington@clubedecriacao.com.br. Até lá.

Dúvidas, sugestões, palpites, comentários? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou mensagem para o Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881

Festival do Clube 2024

/