arrow_backVoltar

Festival Negritudes Globo

Evento tem transmissão gratuita no Canal Futura

03.10.23

Diálogos sobre ancestralidade, a pele negra e seu reflexo na tela, música preta e trajetórias negras na educação são alguns dos assuntos da segunda edição do Festival Negritudes Globo, que acontece nesta terça-feira, 3, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, com entrada gratuita. O evento conta com mais de dez mesas de conteúdo, três palcos simultâneos, oficinas de mentoria, slam, música ao vivo, stand up e première de filme. Para quem não puder acompanhar presencialmente os painéis do palco principal – que abre às 10h –, haverá transmissão de graça pelo Canal Futura no Globoplay.

Profissionais da indústria audiovisual, atores, cantores, humoristas, lideranças dos movimentos negros estão entre os mais de 40 palestrantes que vão ampliar a discussão sobre as novas narrativas pretas no audiovisual. Entre os convidados nacionais, estão os escritores Conceição Evaristo e Ivanir dos Santos, o humorista Yuri Marçal, a advogada e especialista em crimes de gênero Fayda Belo, os atores Lázaro Ramos, Taís Araujo e Samuel de Assis, as apresentadoras Kenya Sade e Larissa Luz e a jornalista Maju Coutinho.

Uma atração internacional é o ator inglês Alfred Enoch, que trabalhou nos filmes da saga “Harry Potter”, na série “How to get away with murder” e no filme "Medida Provisória". Às 18h10, ele irá conversar sobre a presença negra em filmes ao redor do mundo com Samantha Almeida, diretora de diversidade e inovação em conteúdo da Globo.

O ator Ailton Graça e o diretor Silvio Guindane farão no evento, às 16h20, a pré-estreia de "Mussum, o Filmis", coprodução da Globo Filmes, do Globoplay e do Telecine. O festival exibirá ainda documentários sobre a temática negra e mentoria de roteiros que vai mapear e desenvolver talentos com o time de desenvolvimento artístico dos Estúdios Globo. Às 19h, Dom Filó e DJ Eduardo comandam o baile charme que encerra a programação.

Confira a grade aqui.

Festival Negritudes Globo

/