arrow_backVoltar

Fim

Anexo do Espaço Itaú será fechado na quinta-feira, 16

13.02.23

Depois de quase três décadas, as duas salas de cinema do anexo do Espaço Itaú (localizadas à Rua Augusta, 1470, na capital paulista), serão fechadas na próxima quinta-feira (16). O espaço será ocupado por um empreendimento imobiliário da incorporadora Vila 11.

Para marcar o fim das atividades, na próxima quinta-feira, às 20h, será exibido gratuitamente, às 20h, simultaneamente nas duas salas do anexo, o documentário "A Última Floresta", de Luiz Bolognesi, que narra a história de resistência do povo Yanomami e os conflitos com garimpeiros, grileiros e fazendeiros. É necessário retirar os ingressos no espaço uma hora antes, às 19h.

O Café Fellini, cuja operação no local do anexo atendia os clientes desde a inauguração do anexo, em março de 1995também será fechado.

O Espaço Itaú de Cinema se posicionou sobre o fim das atividades no local, em comunicado.

"Adhemar Oliveira inaugurou o Espaço Augusta em outubro de 1993 - na época patrocinado pelo Banco Nacional. O cinema foi o primeiro a apostar na iniciativa de exibir cinematografias independentes do mundo todo, além de promover a formação de público através de cursos e projetos como o Escola no Cinema, Sessão Cinéfila e Clube do Professor. Credita-se ao cinema a revitalização da rua Augusta. O comércio do seu entorno, como lojas, bares e restaurantes, foi estimulado pelo expressivo número de frequentadores do cinema.

O Anexo – salas 4 e 5 - foi aberto em um sobrado bem à frente da sede, em março de 1995. O aconchegante cinema acolheu projetos cinematográficos importantes como o Curta às Seis, que diariamente projetava curtas-metragens brasileiros em sessões gratuitas na sala 4, e cursos do Escola no Cinema destacando a história e o desenvolvimento da linguagem cinematográfica, os movimentos da cinematografia mundial e filmografias de diretores consagrados. A Mostra Internacional de Cinema exibiu ali inúmeros filmes, realizou debates com cineastas e promoveu o ciclo de depoimentos com personalidades da cultura 'Memórias do Cinema'”.

A companhia destaca que as três salas do Espaço Itaú de Cinema (em frente ao anexo) continuam operando, "assim como as unidades Frei Caneca, Pompeia, Brasília e Rio de JaneiroPrestes a completar 30 anos, além de seguir em plena operação, o Augusta vai incorporar a programação do Anexo, assim como estuda uma possível ampliação do ambiente do Café Fellini no número 1475".

Em 28 anos de atividades, o anexo do Espaço Itaú de Cinema exibiu filmes como “Morangos Silvestres”, de Ingmar Bergman; "Um Corpo que Cai", de Alfred Hitchcock; “Acossado”, de Jean-Luc Godard e “A Doce Vida”, de Federico Fellini.

Fim

/