arrow_backVoltar

Fogo na Floresta

Doc em VR realizado em tribo será exibido em Cannes

11.05.18

O documentário Fogo na Floresta, produzido pelo ISA (Instituto Socioambiental) e Academia de Filmes, em realidade virtual, em uma tribo indígena, será exibido no Festival de Cinema de Cannes, na França, na mostra Next VR.

A direção é de Tadeu Jungle.

A exibição será neste sábado, 12, às 15h (horário local).

O filme, narrado pela atriz Fernanda Torres, reúne cenas em 360 graus que levam o espectador para dentro do cotidiano da comunidade indígena e aponta uma ameaça que paira sobre os Waurá e sobre todos os povos da Amazônia: os incêndios fora de controle, em razão do desmatamento do entorno do Xingu e das mudanças climáticas.

"Chegamos na aldeia focados em mostrar a rotina dos índios, mas de cara flagramos um incêndio a poucos metros de uma maloca. O filme ganhou uma urgência imediata", diz Tadeu Jungle.

"O Parque Indígena do Xingu, casa dos Waurá e de outros 15 povos, é hoje uma ilha de floresta cercada por fazendas de soja por todos os lados", explica André Villas Bôas, secretário executivo do ISA. "O descontrole do fogo é o resultado direto dos desmatamentos no entorno do Xingu, que alteram os padrões de chuva, mudando o clima da região, causando o ressecamento da floresta, tornando-a mais inflamável", complementa.

Leia anterior sobre o doc aqui.

 

 

Fogo na Floresta

/