arrow_backVoltar

Forever Cool

Britânicos querem censura em cenas de fumo

07.07.08

A Associação Britânica de Médicos quer que cenas de filmes e programas de TV com personagens fumando sejam mais controladas para reduzir a exposição de jovens a imagens positivas do fumo.


No relatório Forever Cool: the influence of smoking on young people, os médicos afirmam que todo filme e programa de TV que traz imagens positivas do fumo deve ser precedido por uma mensagem de alerta sobre os perigos do cigarro.


Além disso, o documento, divulgado neste domingo (06), defende que os censores levem em conta o conteúdo pró-fumo dos filmes antes de determinar para qual faixa etária a obra pode ser liberada.


Segundo o relatório, a maior parte dos fumantes começa a fumar antes dos 18 anos e praticamente todos o fazem antes de completar 25 anos, o que demonstra que os jovens são um público-alvo importante para a indústria do tabaco.


Os médicos dizem que os jovens são muito influenciados pelo que percebem como sendo normal e atraente, especialmente imagens que vêem em filmes e revistas.


O relatório da associação também defende que o governo britânico adote uma série de restrições ao marketing do cigarro. Entre elas estão a proibição de deixar o produto à mostra em locais de venda, o fim das máquinas de cigarro e a introdução de maços de cigarro levando apenas o nome da marca - sem nenhum design - e as advertências sobre os riscos do fumo.


Com informações da BBC Brasil.

Forever Cool

1/0