Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Movimento tem adesão de empresa do setor de alcoólicas
A gigante de bebidas Diageo juntou-se ao movimento Free the Bid, ao comprometer-se a solicitar às suas agências de publicidade e empresas produtoras de conteúdo que incluam pelo menos uma diretora do sexo feminino em todas as suas ofertas criativas.
O grupo, formado há 17 meses, está pressionando o mercado por mais diretoras em uma indústria que é esmagadoramente masculina. Menos de 7% dos diretores são mulheres e apenas 9% dos comerciais são dirigidos por pessoas do sexo feminino, de acordo com estatísticas compartilhadas pela Diageo, citando a organização Center for the Study of Women in Television and Film.
"Como anunciantes, temos o poder de ajudar na igualdade de gênero, escolhendo o que mostrar em nossos comerciais e quem irá produzi-los", defende a chief marketing officer da Diageo Syl Saller. "O setor publicitário está avançando na direção certa para alcançar uma maior diversidade de gênero, mas deve se mover mais rápido".
A Diageo, cujas marcas incluem Johnnie Walker, Smirnoff e Guinness, é o 12º anunciante a se juntar à Free the Bid, de acordo com uma lista publicada no site freethebid.com. Entre os outros participantes que já aderiram ao movimento estão HP, Coca-Cola, eBay, Levi's, Visa e Toys R Us. A Diageo é a primeira empresa de bebida alcoólica a se juntar à organização.
O grupo ainda não possui comprometimento de anunciantes de importantes setores, como o automotivo, uma das maiores categorias em termos de investimentos no mercado publicitário.
O movimento possui maior representação entre as agências de publicidade, com 60 diretoras listadas no site. Dezenas de empresas de produção também participam.
A organização Free the Bid foi fundada em setembro de 2016, pela diretora Alma Har'el.
No ano passado, o Festival do Clube discutiu o tema no painel “Lentes femininas no comando” (leia aqui), mediado por Mariana Youssef, diretora de cena que recentemente deixou a Barry Company (aqui), e uma das líderes do movimento Free the Bid no Brasil. Leia anterior sobre Free the Bid, aqui.
Com AdAge.