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Consumidor de Mercedes tem conexão com Lelek lek lek lek?
O estrategista em comunicação digital Marcelo Vitorino, que também é consultor para o mercado corporativo, gestão pública e campanhas políticas, utilizou ferramentas de pesquisa para analisar se o público de Mercedes-Benz teria conexão com o comercial "AAAAAA Lelek lek lek lek", criado pela ADBAT/Tesla para o novo Classe A (leia e assista aqui).
O vídeo, que tem como trilha sonora um funk, acumula atualmente mais de dois milhões de acessos. Só nas primeiras 24 horas, foram cerca de 140 mil visualizações.
A agência considera que, graças ao caráter viral do filme, o objetivo foi atingido: apresentar o produto para o público jovem - entre 22 e 35 anos.
Vitorino cita pesquisa baseada em cerca de 100 posts publicados no Twitter e no Facebook que concluiu que o "buzz" gerado foi superior à polarização sobre o comercial: 45% das menções foram referentes apenas à polêmica gerada, 23% se devem a elogios (quase sempre no sentido da ousadia e irreverência) e 32% se referem negativamente à campanha, principalmente por não haver vínculo entre a música escolhida e a essência da marca e de seu público.
Para o consultor, "por conta do buzz gerado pela campanha, ficou claro que a agência foi eficiente na sua proposta: ela apresentou o novo modelo para o mercado. Antes o modelo Classe A era um carro basicamente familiar. Hoje ele se enquadra mais na proposta do jovem que deseja um veículo esportivo."
Por outro lado, ele pondera que qualquer investimento feito em publicidade deve "ser eficaz na proposta de branding ou de vendas". "Será que a campanha conseguirá dar retorno para a marca alemã? Difícil afirmar, mas a julgar pelas informações do público-alvo determinado e seus interesses, creio que a resposta é não", diz.
Utilizando uma ferramenta de análise de interesses e perfis comportamentais, baseada em usuários do Facebook, ele fez alguns exercícios para chegar a essa conclusão. Basicamente, o consultor procurou respostas para as seguintes perguntas: "Qual a afinidade e perfil demográfico do fã da Mercedes-Benz no Brasil? Qual a afinidade do público-alvo com a proposta do comercial? Qual a afinidade, perfil psicológico e demográfico dos fãs de funk carioca?"
A pesquisa de interesses revelou a afinidade dos fãs da marca com os seguintes estilos musicais: Opera (248x); Rock and Roll (200x) e Classic Music (190x).
Sobre a questão "Qual a afinidade do público-alvo com a proposta do comercial?", Vitorino considerou o segmento: homens, 22-35 anos, declaradamente com curso superior ou pós-graduação, residentes no Brasil e que tenham curtido mais do que três páginas sobre carros (car lovers). Por afinidade, os três estilos musicais que obtiveram maiores índices junto ao público-alvo foram: Sertanejo (116x); Classic Rock (93x); e Death Metal (74x). O Funk Carioca obteve índice de 61x.
Confira o artigo completo de Vitorino no UOL.