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Fusão

Publicis e Omnicom se unem e superam WPP

28.07.13


Dois dos maiores Grupos de Agências de Publicidade do mundo - Publicis (3º maior) e Omnicom (2º maior) se uniram neste domingo, 29, formando o Publicis Ominicom Group, com matriz na Holanda e sedes em Nova York e Paris. O novo Grupo ultrapassará o WPP, até então o maior: serão US$ 22,7 bilhões em receitas e valor de mercado de US$ 35,1 bilhões. O WPP teve receita de US$ 16,5 bilhões em 2012.



Só em número de funcionários, o novo Grupo deve reunir mais de 130 mil.



A nova operação será comandada, nos seus primeiros 30 meses, por Maurice Lévy, CEO do Publicis, e John Wren, CEO do Omnicom. Lévy se desligará de suas funções executivas depois deste prazo e Wren seguirá no comando da operação.



As redes de agências pertencentes aos dois Grupos que se uniram são Publicis Worldwide, Publicis Healthcare, Saatchi & Saatchi, BBDO, Leo Burnett, BBH, DDB, Goodby, Silverstein & Partners, Rapp, Razorfish, TBWA, Digitas, Ketchum, StarcomMediaVest, OMD, Interbrand, MSLGroup, Proximity, Rosetta, CDM e ZenithOptimedia.



Trata-se de uma fusão bilionária, que supera em valores envolvidos qualquer outra já realizada no mercado publicitário mundial. É apresentada pelo Grupo norte-americano e pelo Grupo francês como "fusão de iguais", já que Publicis e Omnicom terão, cada um, 50% do capital da nova empresa.



O processo de fusão só deve ser finalizado no início de 2014, depois de avaliação de orgãos antitruste, bem como de acionistas dos dois Grupos.



Comunicado do Grupo Publicis informa que a fusão irá "transformar o setor" e a transação deve criar "significativo valor para os acionistas", com sinergias esperadas em torno de US$ 500 milhões.



"Este momento se apresenta como histórico e muito importante para a história dos dois Grupos e da publicidade. Estou muito feliz com esta operação, que vai criar o 1º Grupo mundial", disse Levy.



"Vamos trabalhar melhor e mais rápido", comentou Wren, informando que as negociações entre Publicis e Omnicom começaram há seis meses.



Este negócio deve dar origem a outras fusões no mercado publicitário: o WPP poderá tentar, por exemplo, uma aproximação com Grupos como Interpublic (norte-americano), Havas (francês) ou Dentsu (japonês), na tentativa de manter a liderança.



Omnicom atende contas como PepsiCo e McDonald's. Publicis, Procter & Gamble e L'Oréal.



O site do jornal AdAge ouviu Martin Sorrel, CEO do WPP, sobre a fusão de seus concorrentes: "It's an extremely bold, brave and surprising move", disse Sorrell. E completou: "Time will tell if the culture will click and whether it will be a good thing for clients".



O jornal também ouviu David Jones, global CEO do Grupo Havas (leia na íntegra aqui). Jones cutucou a fusão no seu Twitter: "Clients today want us to be faster, more agile, more nimble & entrepreneurial, not bigger & more bureaucratic & more complex".



Já Miles Nadal, CEO do Grupo MDC Partners, que engloba agências como CP&B, Anomaly e 72andSunny, escreveu no Twitter: "Congratulations to Maurice & John. Publicis Omnicom will be great for you & your firm, and a Huge Value Added for MDC & our Partners, Bravo".



Aqui você lê matéria do AdAge que promete sanar todas as dúvidas sobre essa megafusão ocorrida na AdLand.



Aqui você confere release oficial do Publicis sobre a fusão.

 


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