arrow_backVoltar

Futebol feminino

Com IA, Itaú Unibanco cria seleções que nunca existiram

08.08.23

Por quatro décadas, a partir de 1941, as mulheres foram proibidas de jogar futebol no Brasil. Para homenagear as atletas do passado e do presente, o Itaú Unibanco, patrocinador das seleções brasileiras de futebol, usou inteligência artificial (IA) e criou imagens das possíveis jogadoras do Brasil nas décadas de 1950, 1960 e 1970.

A partir do depoimento de ex-jogadoras, historiadores, sociólogos e especialistas, que ajudaram a descrever como era jogar futebol feminino e de outras pesquisas pesquisas, um designer especializado em IA desenvolveu comandos para gerar imagens das possíveis atletas, que podem ser conferidas na campanha “Seleções Brasileiras que não existiram”, criada pela Galeria.

Composto por filmes (assista abaixo) e peças para mídia impressa, o esforço mostra times que não puderam estar em campo em 1959, 1963 e 1971, imaginados por pelas jogadoras Iolanda (do Vespasiano da década de 1960 e que praticava o esporte escondida), Dilma Mendes (jogadora da década de 1970 e que é treinadora de futsal) e Pretinha (jogadora dos anos 1980 e que esteve na primeira seleção feminina ao lado de Marta e Formiga).

A comunicação teve apoio da historiadora Aira Bonfim e Giovanna Waksman (mais conhecida como Giovanninha), jogadora de 14 anos da Seleção Sub-17. Nas redes sociais, a iniciativa contou com o suporte de nomes como Fernanda Gentil, Carol Barcelos, Formiga, a ex-árbitra Fernanda Colombo, além da jogadora da seleção Camila.

As jogadoras do Brasil entraram em campo pelas gerações de mulheres que foram proibidas de praticar o esporte e também por gerações de mulheres que ainda representarão nosso país vestindo a camisa da Seleção. Nosso projeto é sobre isso. E o uso da IA nos permitiu materializar seleções que não puderam ser formadas, mas, agora, podem ser imaginadas”, afirma Carol Mello, CSO da Galeria.

Ficha Técnica:

Títulos: É mais que uma Copa do Mundo
Cliente: Itaú Unibanco
Produto: Institucional
Campanha: Copa Feminina 2023
Agência: GALERIA .ag
CCO: Rafael Urenha
Direção Executiva de Criação: Rafael Caldeira e Phil Daijó
Direção de Criação: Arthur Lobão, Bruno Zampoli, Caio Milanesi e Cris Albano

ACD: Mario Cintra

Heads of Design: Renan Monjon e Saulo Monjon
Criação: Guter Sá, Huanayra Alexandre, Júlia Pimentel, João Batista e Tawane Silva

Atendimento: Ana Coutinho, Denise Vieira, Nathalia Chaves e Lucas Freitas
Aprovação Itaú: Eduardo Tracanella, Thaiza Akemi, Caroline Pintarelli, Caroline Paluan, Verônica Bortoloto e Eliza Bianchezi
Mídia: Paulo Ilha, Sofia Raucci, Pedro Santana, Nadia Araújo e Ana Beatriz de Carvalho
Estratégia: Carol Mello e Marcela Leal
PR: Patricia Capuchinho, Mariana Novaes e Fernanda Gil
Social e influência: Fernando Sahb, Juliana Romano, Natalia Lessa e Thiago Almeida

Estratégia de Conteúdo: João Capusso e Gabriella Unger
Produção Integrada: Ducha Lopes, Fabio Truci, Michelle Teixeira, Natalia Menken, Ana Ananias e Renata Silva

Produção Imagem I.A: theacidtimes e Huanayra Alexandre

Produtora de Imagem: FRAME

Produção Executiva: Eduardo Simon, Rafael Urenha, Ducha Lopes e Phil Daijó

Diretora: Cris Albano e Fernando Lenox

Diretor de fotografia: Fernando Lenox

1º AD: Fernanda Vieira de Castro

1º AC: Ricardo Angel Lima Pineiro

2º AD: Bruno Gabriel. Da Silva Pereira

DIT: José Luiz Lerma

Operador: Julio Becker

Operador Stedcam: Daniel Augusto Torquato de Santi

Som direto: Daniel Henrique Silva Dias

Assistente de Som: Kenny Kazuo Ishicava dos Santos

Diretora de Arte: Nicholas Andrew Kjaer da Fonseca Moura Reis

Contrarregra: Francisco Lopes de Souza

Make & Hair: Tatiana Chaves Santos

Figurinista: Gabriela Clara da Fonseca

Diretor de produção: Renato Marques
Produtora de Base: Ana Moura
Ass. De Produção: Evantui de Jesus Moreira (Babu)

Ajudante produção: Caique Castro de Oliveira Lima

Ajudante produção: Alexandre Luiz da Silva

Ajudante produção: Thales Nocchi Lima

Eletricista: Paulo Nunes
1 assistente de elétrica: Renato Lelis Oliveira de Souza

Ajudante de Elétrica: Juliano Areias dos Santos Pereira

Carregador: Anderson de Souza Azevedo

Maquinista: Claudio Soares dos Santos

1º assistente de maquinária: Aliandro Zoti

2º assistente de maquinária: Ygor Walter Wendt

Atendimento: Felipe Ribeiro Correia

Atendimento: Thatiane Karoline Ribeiro Correia

Limpeza: Michele Viana

Carro produção (WTC): Geovanni Bortolo

Carro Van de Câmera (WTC): Fhelipe Alan Assis da Silva

Caminhão elétrica e maquinaria (Marquinhos): Marcos R. Sales Pereira

Pickup Elétrica e maquinaria (Marquinhos): Valter

Carro arte (WTC): Ronaldo
Carro Talento (WTC): Renato Lopes

Carro Talento (WTC): Eduardo Virgilio

Pós-produção: FRAME

Produção executiva: Ducha Lopes

Montagem: Estevan Schilling

Color: Sergio Cicinelli

Comp: Andre Toma

Motion: Ebson Clarindo

Assistente: Andre dos Santos

Coordenador: Marillia Ramos

Head: Wilson Fernandes

Jurídico: Rosimeire Brito e Isabelle Versannio.

Produtora de Áudio: CANJA

Gerente de Contas e Projetos: Matheus Peres
Atendimento: Guga Costa
Gerente de Projeto: Ana Flor Bohrer, Flavia Medeiros
Direção Musical: Eduardo Karas, Lucas Sfair, Filipe Resende
Supervisão Musical: Bruno Vieira Brixel
Direção de voz: Bruno Vieira Brixel
Trilha: Érica Silva
Sound Design: Ardlez
Editor de som: Diego Zorrilla
Produção de Áudio: Diego Zorrilla, Leonardo Lima

Clube de Criação informa que o segundo lote de ingressos para o Festival do Clube está disponível, com desconto imperdível. Os interessados devem adquirir seus ingressos por meio da plataforma Sympla. Ressaltamos que os ingressos são limitados, portanto, recomendamos garantir sua participação o quanto antes, clicando aqui.

Futebol feminino

/