Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
O ranking digital dos clubes brasileiros, em fevereiro
As bases digitais dos times de futebol da Série A registraram crescimento expressivo no início da temporada de 2018, de acordo com dados do Ibope Repucom: foram registradas mais de 1,5 milhão de novas inscrições nas redes sociais dos clubes.
Entre as 20 equipes da Série A, apenas a Chapecoense teve queda no período analisado (de 22/12 a 31/01). Os clubes dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro responderam por 85% das novas inscrições.
Os times com maiores volumes de crescimento no período foram Cruzeiro (242 mil), Palmeiras (222 mil) e Flamengo (200 mil) que, juntos, foram responsáveis por 37% das novas inscrições.
O Cruzeiro foi o que mais somou novos inscritos no Facebook. As 158 mil novas curtidas em sua página oficial representam 65% de seus novos inscritos no período. No Twitter e Instagram, os clubes que lideraram o aumento foram Flamengo e Palmeiras. Já no YouTube, o Palmeiras foi o que mais cresceu em volume de inscritos com 60,2 mil novas inscrições, cerca de 25% do total entre os clubes monitorados.
Segundo José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom, "a pré-temporada é um período onde a expectativa dos torcedores se renova com as movimentações do mercado e o início dos campeonatos. A baixa oferta de jogos no período gera um aumento na demanda das torcidas por informações e conteúdos exclusivos, uma grande oportunidade para clubes e parceiros desenvolverem conteúdos relevantes e de qualidade, potencializando o retorno de exposição dos patrocinadores".
Confira na imagem abaixo o levantamento de fevereiro de 2018.
Leia anterior sobre o assunto, aqui.