Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Twitter libera home office indefinidamente
Em comunicado interno, o Twitter avisou a seus funcionários que, mesmo após a quarentena, o home office pode ser adotado por quem preferir trabalhar em casa. A mensagem foi assinada pelo CEO Jack Dorsey. A companhia esclareceu que algumas funções demandam presença física, mas todos os que puderam desempenhar suas atividades sem a necessidade de se deslocarem ao escritório poderão fazê-lo. Ou seja, o home office está liberado indefinidamente.
Recentemente, o Google avisou a seu time que o trabalho remoto está permitido até outubro ou mesmo até 2021. O Facebook prolongou o home office até o final deste ano. E a Amazon, até outubro (leia o que publicamos a respeito aqui).
Na mensagem que circulou entre os funcionários nesta terça-feira, 12, Dorsey disse que é improvável que a empresa abra seus escritórios antes de setembro. O comunicado também informa que, até setembro, viagens de negócios continuam canceladas. Eventos presenciais não devem acontecer até o final do ano. E ajuda de custos com o trabalho remoto subiu para US$ 1 mil, pagos a todos os funcionários. Essas informações foram reportadas primeiro pelo BuzzFeed News.
Mas o posicionamento do Twitter demonstra que a disposição em aderir ao trabalho remoto vai além do impacto da covid-19 sobre a companhia. Em fevereiro, Dorsey já havia manifestado interesse por uma “força de trabalho mais distribuída”, que não dependesse de atuar na sede em São Francisco, aponta a Fast Company.
No início de março, o Twitter adotou o home office, antes de muitas companhias, inclusive as do setor de tecnologia. Em conferência feita com a divulgação do balanço do primeiro trimestre, o CEO declarou a transição para o modelo de trabalho em casa foi feita rapidamente, sem “mudanças significativas na produtividade”. Agora, um comunicado da companhia indica que a abertura de escritórios será gradual, mas que a decisão de voltar ao ambiente corporativo é do funcionário.
Como observa a Fast Company, a covid-19 pode estimular uma importante mudança na economia do trabalho. Já que os funcionários se estabelecem em rotinas em casa, empresas estão contabilizando os dólares que podem economizar em imóveis.