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Gabriel García Márquez

Cerveja Águila celebra 40 anos do Nobel de Literatura

03.03.22

Em comemoração aos 40 anos do Prêmio Nobel de Literatura dado a Gabriel García Márquez, Cerveza Águila lança uma estratégia de branded content que homenageia “Cem Anos de Solidão”, romance que conduziu o escritor colombiano à famosa premiação. O projeto, feito junto com Media.Monks, transformou a obra literária em música, gerando seis canções de Vallenato, gênero popular da música colombiana.

Historicamente, a música tem sido um grande veículo para conectar Águila com seus consumidores. O Vallenato é um dos gêneros musicais mais reconhecidos no país. Além de celebrar o autor dessa obra literária, a iniciativa busca homenagear o status de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da música Vallenato, reconhecido pela Unesco em 2015”, declarou Mariana Cárdenas, Brand Manager da Cerveza Águila.

O fotógrafo Camilo Rozo, cujo trabalho em torno de Gabo e do Vallenato é referendado na Colômbia, fez parte do projeto. O escritor Alonso Sánchez Baute, profundo conhecedor da obra do autor colombiano, assumiu a responsabilidade de dividir o romance em seis capítulos. Estes foram usados pelos compositores Karen Lizarazo, Esteban Nieto, Elder Dayán Díaz, Margarita Doria e 10 Music como inspiração para a composição de seis faixas musicais. Apenas uma, por enquanto, estreou e está no Spotify e no YouTube.

Como criativos colombianos, temos um enorme orgulho em realizar este projeto para a Cerveza Águila”, disseram César Castaño e David Correa, diretores executivos de criação da Media.Monks Colômbia. “O objetivo inicial era potencializar o significado de Vallenato. Logo, a equipe criativa percebeu que essa música havia sido uma grande fonte de inspiração para o romance de García Márquez, que ele descreveu como um 'Vallenato de 400 páginas'”, explicaram.

Eles afirmaram que tiveram um cuidado especial com a ação, para que a homenagem fosse notada pelo respeito com que trataram a obra. Foram contatados especialistas para aconselhar os criadores do projetos. Entre eles estavam artistas, músicos e produtores reconhecidos no trabalho de García Márquez.

As músicas serão lançadas uma a uma, acompanhadas de conteúdo em vídeo produzido pelo Diptongo Media Group. A primeira canção, “Buscando el mar”, é interpretada pela cantora e compositora Karen Lizarazo. Essa primeira peça resume o início de Macondo e da família Buendía.

A campanha terá ainda ações em mídia Out-Of-Home, TV e rádio. Será lançada uma edição especial do livro e embalagens Águila de edição limitada e múltiplas experiências durante o Festival de Vallenato.

Ficha Técnica:
Anunciante: AB InBev Colombia.
Marca: Águila
País: Colombia

Responsable por el anunciante:
Brand Manager: Mariana Cárdenas - (Current Poker & Pilsen Director)
Core Brands Director (Current Beyond Beer VP): Angélica Alvarado
Head XM & Content draftLine: Juanita León - (Current Global Brands Director)
Platforms Manager draftLine: Alejandra Sierra
Estrategia de Comunicación draftLine: Yenny Monje - Cristina Corredor
PR & Influencers Lead: Laura Lorena Garzón

Agencia: Media.Monks Bogotá
CEO: Bruno Lambertini
COO: Ignacio Liaudat
Managing Director: Ana Oseguera
Regional Executive Creative Director: Alexis Ospina
Executive Creative Officer: David Correa, César Castaño
Creative Director: Juan Manuel Quintero, Daniel Zuleta
Art Director: Daniel Zuleta
Copy: Juan Manuel Quintero
Account Lead: Victoria Ganem González
Agency Producer: Ángela Rodríguez
Production Company: Media.Monks

Otros Partners y Colaboradores del proyecto
Mullen Lowe SSP3
Nestor Benjumea - Director Creativo
Edna Gualdron - Directora de Arte
Marcela Vasquez - Directora de Arte
Maria Paula Selebe - Ejecutiva de Cuenta

Bombai
Maria Fernández Herrera - Directora de Cuenta
Fresa Echeverry - Directora de Cuenta
Natalia Cuellar - Directora de Cuenta
Daniel Osorio - Director General
Fanny Gutierrez - Directora de Producción
Emmanuel Marin - Creativo
Laura Fonseca – Creativa

Diptongo
Director/ Editor : Christian Agudelo
Producción Ejecutiva: Julian Duque
Producción General: Sara Ruiz Tache
Producción en Línea: Heliana Hernandez
Asistente de dirección : Alejandro Rodriguez
Contenido Digital: Katherinne Ruiz
Edición: Andres Rodriguez
Motion Graphics: Alejandra Monroy
Mezcla de Audio: Diego Caceres
Colorización: Jorge Roman

Alina Vélez Comunicaciones
CEO : Alina Vélez
Directora General: Andrea Restrepo
Director de Cuenta: Rodrigo Marel
Director BTL: César Rincón

Dattis Comunicaciones
CEO: Andrés Ortiz
VP Ejecutiva: Camila Gómez
Directores de Cuenta: Juan Manuel Gacha, María Fernanda Gutierrez
Analistas de Cuenta: María Alejandra Gualdrón, Andrea Gómez

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