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IA imagina futuro para pessoas com câncer de mama
O que significaria se você pudesse ter um vislumbre do seu futuro e vivenciar memórias que ainda não foram vividas? Esta é a premissa da “Gallery of Hope”, campanha centrada na inteligência artificial generativa que destaca as pessoas que vivem com câncer de mama metastático incurável e o que o tempo significa para elas, lançada pela Breast Cancer Now, instituição de de pesquisa e apoio a pessoas com a doença no Reino Unido.
A campanha destaca a importância de continuar a investigação que pode levar a mais opções de tratamento, o que por sua vez pode dar mais tempo às pessoas que vivem nesta condição.
Criada pela agência BMB, a "Gallery of Hope" utiliza fotografia e inteligência artificial para proporcionar aos participantes da campanha – incluindo Louise Hudson, Mel Khaled e Nina Lopes – um vislumbre de suas vidas, oferecendo uma sensação de esperança e algo pelo qual ansiar além dos seus diagnósticos.
A fotógrafa Jillian Edelstein capturou o trio e outras sete participantes em um estúdio. As imagens foram usadas para treinar modelos de IA para gerar imagens únicas que retêm o estilo do fotógrafo, bem como poses, expressões faciais e semelhanças em retratos que retratam cenários futuros. Por exemplo, a foto alimentada por IA de Louise Hudson a mostra realizando um solo durante uma apresentação de “O Quebra-Nozes”, na Chelsea Ballet School.
A campanha conta com filme de oito minutos (assista abaixo) em que as três mulheres compartilham seus diagnósticos e refletem sobre seu futuro. Também foram criados curtas-metragens para cada uma cujo retrato foi destacado, dirigidos pela documentarista Jessie Ayles.
O Untold Studios ficou responsável pelos elementos de IA da campanha.
As fotos estão disponíveis para visualização até ao final de março em uma galeria online alojada no Breast Cancer Now.