Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Atari quer reconquistar mercado
A Atari, empresa criada 36 anos atrás, está tentando reconquistar sua posição no cenário dos videogames.
A Atari foi fundada por Nolan Bushnell e lançou o primeiro videogame bem sucedido, "Pong", em 1972, mas nos últimos anos enfrenta dificuldades com títulos pouco inspirados como "Jenga World Tour" e "Godzilla Unleashed".
Uma mudança no controle acionário, ocorrida este ano, tem por objetivo revigorar a companhia. A produtora francesa de videogames Infogrames detinha a maioria das ações da Atari desde 2000 e este ano tomou o controle integral da empresa e assumiu seu nome.
O novo presidente da Atari, Phil Harrisson, que ajudou a fazer do Sony Worldwide Studios uma das principais produtoras mundiais de videogames, disse que agora cabe à empresa criar produtos e serviços que façam justiça à conhecida marca Atari.
"Ter um logotipo e marca bacanas e conhecidos em todo o mundo é excelente, mas a menos que isso queira dizer alguma coisa e chegue aos jogadores por meio de títulos divertidos, movimentados e de bom preço, não adianta muito", afirmou o executivo.
Analistas dizem que a Atari tem um passado interessante mas repleto de reviravoltas nem sempre positivas, e que isso poderia fazer com que alguns consumidores e investidores hesitem ante o esforço de retomar uma posição de destaque no mercado.
"O nome da Atari sempre vai querer dizer 'tradição' para os adeptos do videogame, mas a marca precisa se reabilitar para reconquistar o respeito", disse Billy Pidgeon, analista de videogames na IDC.
A Atari criou 14 jogos que chegarão às lojas em 2009, no 02 Arena, em Londres. A maioria dos títulos sairá no primeiro semestre.
Leia matéria completa no Estadão