Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Mercado publicitário deve crescer 6,8% este ano
O novo relatório Dentsu Global Ad Spend Forecasts projeta um crescimento de 6,8% nos investimentos globais com publicidade em 2024, chegando a US$ 772,4 bilhões.
A previsão foi revisada para cima depois da volta ao crescimento de dois dígitos dos investimentos digitais (incremento de 10,7%), além do impacto de eventos esportivos e políticos e melhores perspectivas de mercados como Brasil, EUA, Reino Unido e França.
Com relação a 2025, o estudo prevê que o incremento seja de 5,9%, superando a média de crescimento da economia global em 2,7 pontos percentuais.
Especificamente sobre o mercado publicitário brasileiro, a projeção é que registre um aumento de 5,2% em 2025, impulsionado pela TV (+5,8% em comparação ao ano anterior, com 44% de share) e pelo meio digital (crescimento de 5,4% ano a ano, com 39% de participação).
Segundo o relatório, o cenário no país terá impacto do aumento de transmissões de eventos esportivos e musicais em canais de streaming. Há também crescimento previsto para as mídias rádio (7,8%) e out of home (2,1%).
Espera-se que as Américas liderem o impulso de investimentos em 2025, com incremento de 6,3%. A região Ásia-Pacífico tem previsão de aumento de 5,8% para o próximo ano, com peças impulsionadas por IA contribuindo para alavancar investimentos digitais em mercados como a Índia.
Europa, Oriente Médio e África têm crescimento projetado de 5%, com forte desempenho digital em mercados como o Reino Unido.
A Dentsu ressalta que, ao entrar na "era algorítmica", a publicidade habilitada por dados irá "moldar cada vez mais as estratégias de mídia".
O relatório indica que os investimentos publicitários modelados por algoritmos devem alcançar 79% do total de investimentos em publicidade até 2027.
Além disso, a mídia digital deve continuar sendo o canal de crescimento mais rápido, com aumento projetado de 9,2% em 2025, movimentando US$ 513 bilhões, o que representa 62,7% dos investimentos globais com publicidade. Espera-se um crescimento nos principais segmentos digitais, com mídia de varejo liderando (+21,9% ano a ano).
O incremento dos investimentos globais com publicidade na TV em 2025 deve ser de 0,6%. No entanto, a TV conectada deve crescer rapidamente (+18,4%), por conta do streaming com comerciais, enquanto a TV aberta deve cair 2,5%. A mídia impressa continua em contração. Cinema e out of home devem registrar um aumento de 3,2% e 3,9%, respectivamente.
O relatório completo pode ser baixado aqui.