Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Em 2024 verba de mídia social atingirá US$ 247,3 bi
A Warc Media divulgou nesta quinta-feira, 02, o estudo Global Advertising Trends. Divulgado a cada trimestre, o relatório deste início de ano aponta que a mídia social está dominando o cenário global de investimentos por meios, exercendo enorme influência sobre a forma como as marcas atingem seus públicos. Maior canal do mundo em relação às verbas publicitárias, superando o search, essas plataformas deverão totalizar US$ 247,3 bilhões em 2024, aumento de 14,3% em comparação ao ano anterior.
De acordo com dados do Global Media Landscape, o tempo gasto com a mídia social cresceu 50% desde 2014, saindo de um consumo médio diário de 95 minutos para 152 minutos em 2024. E o número de usuários subiu 169% no mesmo período, segundo o Data.ai.
Outro destaque do estudo é a tendência de a Meta ultrapassar a TV linear em receita de anúncios em 2025. Facebook e Instagram, que fazem parte da companhia, cresceram mais de 20% no primeiro trimestre de 2024 sobre o mesmo período em 2023. A previsão é de que a Meta tenha receita de US$ 155,6 bilhões com publicidade neste ano, representando um share de 63% das verbas globais para as redes. Isso se dá em parte por uma onda de investimentos de exportadores chineses e pela popularidade das ferramentas de IA da big tech.
O relatório traz três pontos importantes:
- A expansão do TikTok diminuirá em 2024, em meio a preocupações com a proibição nos EUA - A Warc Media prevê que a plataforma irá faturar US$ 23,1 bilhões neste ano. É um aumento de 18,3% em relação a 2023, mas o índice demonstra uma desaceleração significativa quanto à taxa de crescimento, que em 2023 foi de 87,8% em comparação ao ano anterior. Dada a popularidade do TikTok com a geração Z, muitos anunciantes nos EUA esperam que a aventada proibição do app no país não entre em vigor (leia mais aqui).
- Snapchat e Pinterest registram crescimento de dois dígitos em publicidade - O primeira deverá ter aumento de 13,7% na receita com anúncios. Já o segundo, 17,3%. O forte crescimento das duas plataformas é atribuído a reposicionamentos feitos pelas duas empresas.
- Problemas do X (Twitter) com receitas de publicidade devem continuar em 2024 - Para este ano está prevista uma diminuição de 6,4% nas receitas globais de anúncios do X. Apesar disso, a rede enxerga uma oportunidade de estabilização no faturamento, devido, em parte, a investimentos feitos por campanhas políticas, que devem crescer em 2024, um intenso ano eleitoral.