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Global Agency of The Year

Adweek aponta a escolha deste ano

08.12.20

A Adweek revelou a Agência Global do Ano: a FCB. Embora os efeitos da pandemia tenham provocado perdas financeiras generalizadas no mercado, ela reportou 10% de crescimento. Para isso, foram importantes conquistas de contas e expansão no atendimento a clientes como BMW, Kimberly-Clark e Walmart.

O portfólio diversificado de clientes da FCB e o trabalho conectado entre os escritórios ajudaram a rede a garantir um bom resultado neste ano tão desafiador. A manutenção de contas também entra para o computo. A Adweek relaciona, entre as conquistas, a confirmação do atendimento da Sky pela FCB Brasil, que venceu em março um processo de concorrência, que durou três meses. Por aqui, a agência atende a operadora há 13 anos (reveja aqui).

Alguns clientes tiveram forte destaque neste ano tão peculiar. Foi o que aconteceu com Clorox, a Marca do Ano, segundo a Adweek. A fabricação de sua linha de lenços desinfetantes, por exemplo, teve de se ajustar à demanda. A procura pelo produto nos EUA cresceu 500% desde a pandemia. A marca estabeleceu parcerias durante este período, como as feitas com AMC Theatres, NBA, Uber, United Airlines e WNBA. Em junho, uma pesquisa mostrou que os consumidores dos EUA nomearam a Clorox como uma das marcas mais importantes nestes tempos de covid-19.

Outras campanhas e estratégias criadas pela FCB foram mencionadas. Para a marca de papel higiênico Cottonelle, a agência desenvolveu uma ação, “Share a square”, que desencorajava a população a fazer grandes estocagens do produto – em vez disso, estimulava a “estocar” generosidade, contribuindo com uma entidade.

Para Walmart, a FCB fez um filme em homenagem ao cantor e ícone da soul music Bill Withers, que morreu em abril. Intitulado “Neighbors”, o vídeo apresenta funcionários da varejista de várias partes do país cantando “Lean On Me, um de seus sucessos. A peça, que também espalhou mensagens de esperança, viralizou.

A intensidade de manifestações, sobretudo as de temática racial e sobre a violência contra a população preta, acelerou programas na FCB, pontua a Adweek. A morte de George Floyd ressaltou a necessidade de novas medidas, como reforço em conselhos de inclusão. A agência tem um programa em que as equipes criativas discutem estereótipos.

Também foi mencionado pela reportagem o trabalho feito pela FCB/ SIX que desenvolveu uma plataforma digital apoiada por blockchain com Tarana Burke, fundadora do #MeToo, para promover e documentar o ativismo contra a violência sexual sobre mulheres.

Além disso, a FCB Health teve um desempenho significativo em 2020. Entraram para a carteira mais 15 marcas vindas de clientes que já estavam na agência, caso dos laboratórios Lilly, Merck, Novartis e Sanofi. Com a chegada da Bristol Myers Squibb, a rede afirma que agora trabalha com 19 das 20 maiores empresas farmacêuticas do mundo.

Global Agency of The Year

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