arrow_backVoltar

Google For Education + FTD

Plataforma de educação do Google fecha acordo de conteúdo

11.04.17

Dias depois de o presidente do Google Brasil, Fabio Coelho, ter anunciado uma parceria entre o braço filantrópico da companhia, Google.org, com a Fundação Lemann, com doação de R$ 15,8 milhões para capacitar professores e expandir a oferta de soluções tecnológicas para escolas (leia mais aqui), o Google dá mais um passo rumo à educação. A operação brasileira acaba de fechar um acordo com a centenária FTD Educação.

Por meio dessa parceria, a FTD irá disponibilizar conteúdo digital e módulos de aprendizagem criados pela empresa na plataforma gratuita Google For Education, tudo integrado às tecnologias já disponíveis no Google. Desse modo, o programa do Google ganha informação organizada por especialistas em educação. A FTD dispõe de um banco de questões com mais de 100 mil temas. Há cerca de seis anos, a empresa investiu no digital, deixando de ser uma plataforma de livros para ser uma plataforma de soluções que podem ser adotadas por escolas. Entre elas, está um gestor de atividades. “Desenvolvemos coisas dentro de casa. Mas essa não é nossa especialidade. O especialista nisso é o Google”, explicou Antonio Rios, diretor superintendente da FTD.

O acordo tem potencial de alcance nacional. A iniciativa do Google atinge 20 milhões de estudantes em todo o país (o total de escolas beneficiadas, entre particulares e públicas, não é revelado pela empresa). A proposta da plataforma é que o ensino seja mais dinâmico, interativo e divertido. E isso casa com o conceito adotado pela nova parceira. “Nosso propósito é transformar a sociedade por meio de soluções educacionais conectadas com o futuro e que garantam preparo e prazer no ensino de crianças e jovens”, disse Rios.

Rodrigo Pimentel, diretor do Google For Education Brasil, comentou que há acordos com editoras em outros países. “Mas nenhum com a profundidade e o escopo da parceria que desenhamos com a FTD”, emendou. Na América Latina e no Brasil há três anos e meio, a plataforma do Google conta com as seguintes ferramentas: G Suite For Education (solução que inclui e-mail, agenda e bate-papo com comunicação e colaboração integradas oferecida a escolas)e Google Classroom ou Google Sala de Aula (serviço para escolas, organizações sem fins lucrativos e qualquer usuário que tenha uma conta pessoal do Google que facilita a criação de turmas, distribuição de tarefas e organização de aulas. Professores e alunos se conectam dentro e fora das escolas). O programa utiliza ainda Chromebooks em sala de aula.

Há um ano começaram as conversas entre FTD e o Google. A parceria passou a ser efetivamente costurada há quatro meses. A sinergia entre as plataformas está em andamento. Este ano será de ajustes e de configurações. O resultado final será desfrutado a partir de 2018, para pegar o início do ano letivo.

Segundo Pimentel, o Google For Education tem também a missão de preparar os jovens para empregos que atualmente não fazem parte do cotidiano das corporações. Uma pesquisa aponta que 60% dos estudantes de hoje trabalharão em carreiras que ainda não existem.

 

 

Google For Education + FTD

/