arrow_backVoltar

Google I/O 2023

Para onde o Google está levando a IA

10.05.23

O Google realizou nesta quarta-feira, 10, sua conferência para programadores, o Google I/O. Como não poderia deixar de sua, o foco esteve na Inteligência Artificial. O CEO da companhia e da holding Alphabet, Sundar Pichai, declarou que estão “em um ponto de inflexão empolgante. Temos a oportunidade de tornar a IA ainda mais útil para as pessoas, para as empresas, para as comunidades, para todos”.

O executivo salientou que, sete anos atrás, o Google iniciou sua jornada como uma “AI-first company”. Claro que, no período, outras empresas conseguiram fazer mais barulho nesse quesito. Desde a OpenAI, dona do ChatGPT, até a Microsoft.

Entre as novidades do Google apresentadas na conferência estão diversas aplicações da Inteligência Artificial, aprimorando serviços ou abrindo frentes.Há algum tempo, aplicamos IA para tornar nossos produtos radicalmente mais úteis. Com IA generativa, estamos dando o próximo passo. Com uma abordagem ousada e responsável, estamos reinventando todos os nossos principais produtos, incluindo a busca”.

Confiram algumas dessas novidades:

- Busca – “Graças aos novos saltos da IA generativa, estamos reimaginando (...) o que o mecanismo de busca é capaz de fazer. (...) É possível criar jeitos novos de fazer perguntas (...). Você poderá experimentar as possibilidades oferecidas pela IA generativa por meio do Search Labs, um novo jeito de ter acesso a experiências, e na Busca. Você terá uma visão rápida, baseada em IA, das informações a serem consideradas (...). Além disso, haverá links para se aprofundar na informação. Abaixo da resposta resumida, você vai ver sugestões de próximos passos. Elas incluem a possibilidade de fazer perguntas adicionais. Na hora de pesquisar um produto, você verá uma resposta instantânea com fatos importantes que devem ser considerados e produtos que se encaixam no orçamento. Haverá ainda descrições de produtos, incluindo opiniões relevantes e atuais, classificações, preços e imagens dos produtos. Tudo isso é possível graças à nova experiência de compras impulsionada por IA generativa” (veja um vídeo mais abaixo que aborda a nova cara da busca).

- Bard – A ferramenta de IA conversacional do Google, que foi lançada em março, será disponibilizada para 180 países. Hoje, ela funciona em inglês nos EUA e Reino Unido. Logo, poderá ser consultado em japonês e coreano. A intenção é expandir para 40 idiomas. Mas não há previsão, por exemplo, de quando estará equipada com português e quando ficará disponível para o Brasil. No Bard, será possível também trabalhar com imagens, além do texto. E terá extensões para serviços como Maps e Gmail.

- Maps – Estará ainda mais visual, com recursos como busca com Live View e Visão Imersiva para lugares. Com a ferramenta Visão Imersiva para rotas, será possível ver cada trecho de um percurso antes de sair, não importa se for de carro, a pé ou de bicicleta. A Visão Imersiva usa visão por computador e IA para fundir bilhões de imagens aéreas e do Street View. Juntas, elas criam uma espécie de maquete detalhada e digital do mundo. A tecnologia permitirá a visualização de todas as informações necessárias sobre uma rota. O recurso “time slider” exibirá informações sobre a qualidade do ar e sobre a situação do trajeto à medida que as condições do tempo se alteram durante o dia. A Visão Imersiva para rotas será lançada nos próximos meses em Amsterdã, Berlim, Dublin, Florença, Las Vegas, Londres, Los Angeles, Nova York, Miami, Paris, Seattle, São Francisco, San Jose, Tóquio e Veneza.

- Gmail – Em 2017, a empresa lançou o Smart Reply, respostas curtas selecionáveis com apenas um clique. Depois, veio o Smart Compose, que oferecia sugestões de escrita enquanto você digitava. A ferramenta levou a recursos de escrita mais avançados alimentados por IA. Agora, um novo passo é o “Help me write” por meio do qual será possível obter um rascunho de uma mensagem completa. As novas funcionalidades do Gmail poderão ser utilizadas por meio do Workspace (leia mais a respeito aqui).

Google I/O 2023

/