Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Fundo para ajudar jornalismo é lançado
O Google anunciou nesta quarta-feira, 15, a criação de um fundo emergencial para ajudar empresas jornalísticas, setor ameaçado por cortes, ondas de desemprego e quedas de receitas por causa da pandemia do novo coronavírus. A ação, realizada via Google News Initiative, visa apoiar organizações que produzem notícias para a comunidade local.
De acordo com o Google, o financiamento pode ser de milhares de dólares para redações hiper locais ou para dezenas de milhares de dólares para jornais maiores. Inscrições para solicitar esses fundos podem ser feitas a partir desta quarta-feira até o dia 29 de abril (mais informações e acesso ao formulário aqui). Ao final do processo, o Google News Initiative anunciará quem receberá apoio financeiro e como o dinheiro será aplicado por cada organização.
Além disso, o Google.org está doando US$ 1 milhão para o Centro Internacional para Jornalistas (ou ICFJ, na sigla em inglês), que planeja fornecer recursos imediatos para apoiar repórteres em todo o mundo, e para o Centro Dart para Jornalismo e Trauma, projeto da Columbia Journalism School, que ajuda jornalistas expostos a eventos traumáticos.
Dentro dos esforços contra a pandemia, o Google já havia destinado US$ 6,5 milhões para apoiar empresas e entidades que fazem checagem de notícias, como forma de combater fake news.