Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Evento quer criar ‘Beco do Batman’ na periferia
Para mostrar como a arte gera efeitos duradouros, que reverberam muito além da estética, acontece no próximo sábado, 28, em Embu das Artes (SP), o Festival Grafites Transformadores, realizado pela plataforma de cultura e impacto social Blend Inspire. O evento irá reunir oito grafiteiros, entre eles Senk, Sator e Caligrapixo. A ideia é fazer de uma viela na região uma grande galeria a céu aberto, tal qual o “Beco do Batman”, na Vila Madalena, na capital paulista.
O festival terá uma programação com workshops de grafite, aulas de skate, batalha de rimas e apresentação de dança. A iniciativa tem como parceiros o laboratório criativo Vista Lab (vista.art.br) e o hub de inovação Labof (labof.com.br).
O pontapé inicial será dado nos muros da rua Davi, no bairro Jardim Santa Luzia, distante quase 30 quilômetros da avenida Paulista, onde está localizada a sede da ONG Reflexões da Liberdade, focada em justiça social e cidadania. Cada artista ficará responsável pela pintura de um espaço pré-determinado.
Os grafites finalizados vão transformar esse endereço da periferia da Grande São Paulo em uma galeria a céu aberto pronta para receber visitantes, como ocorre com o “Beco do Batman”, o famoso mural colorido que surgiu há cerca 40 anos e até hoje é renovado por grafiteiros. Segundo os organizadores do festival, a rua Davi tem tudo para virar uma atração turística e cultural da região.
“Acredito que um festival desse porte leva moradores e transeuntes do local a se identificarem mais com o bairro através da arte, além de levar alegria à região”, declara Senk, que também é um dos curadores do festival, que começa a partir das 14h.
Novo espaço cultural
A proposta do evento é “jogar luz sobre novos talentos, modificar vidas e gerar impactos positivos que vão muito além dos muros grafitados”. A Blend Inspire (que nasceu em 2019 e tem uma rede com mais de 150 talentos, divididos em 13 disciplinas, com nomes que vão da arte à literatura) planeja outras duas intervenções no mesmo local ainda neste ano. Com isso, ela espera que o projeto ajude a consolidar um novo espaço cultural no bairro.
“Nossa missão é usar a força criativa de nosso coletivo para deixar um legado para sociedade e mostrar a importância de olhar a periferia de outra forma, valorizando talentos, revitalizando espaços e criando conexões que não teriam acontecido na vida real", afirma Nadia Léauté, CEO e fundadora da Blend Inspire.
Para Emerson Ferreira, um dos idealizadores do festival e membro do conselho da ONG Reflexões da Liberdade, as cores têm impacto positivo na mente e na vida das pessoas. “O evento será uma poderosa ferramenta para ajudar moradores da região a se libertarem das grades mentais”, diz.
Street art, parcerias e apoios
Os artistas convidados pelo Festival Grafites Transformadores são: @senk.011, @sator_art, @caligrapixo, Sacha, @ngritoo, @beacorradi, Saci e @pauloomeira. As aulas de skate do evento serão promovidas pela ONG Social Skate e a batalha de rimas tem organização da gravadora 1 Minuto De Rap.
Um dos apoiadores do projeto, a Anjo Tintas cedeu tintas látex e sprays coloridos. A empresa é uma das maiores representantes da indústria brasileira de tintas, atuando nos setores de construção civil, automotivo, industrial e embalagens.
A Tigre, que também apoia o festival, vai disponibilizar materiais para pintura, como rolos de espuma, trinchas, bandejas plásticas e extensores. A companhia é a marca líder no mercado brasileiro no ramo da construção civil e também tem forte presença internacional.