arrow_backVoltar

Grammy Awards

Beyoncé vence, mas no Twitter

13.02.17

Premiação mais importante da indústria da música, o Grammy 2017 sagrou Adele como a grande vencedora da noite, conferindo-lhe cinco prêmios por seu álbum 25 e pela canção Hello. No Twitter, porém, Beyoncé foi o destaque. Queen Bey, como é chamada por seus fãs, perdeu duas importantes disputas para a inglesa que, no entanto, preferiu homenageá-la em um dos momentos mais comentados da festa.

Globalmente, mais de 19 milhões de tweets foram gerados pela premiação. No Brasil, Beyoncé, Adele e Rihanna foram as artistas mais comentadas – o que ocorreu no ranking mundial também. Por aqui, o Grammy produziu 3,4 milhões de postagens entre as 20h do domingo 12, quando o red carpet passou a ser transmitido, e as 5h30 desta segunda-feira, 13, horas depois do final da festa.

No mundo, o momento de maior buzz no Twitter foi à 0h04, no fim da apresentação de Beyoncé, que surpreendeu com uma performance em que se destacaram também efeitos de vídeo que deixaram bem à mostra sua gravidez.  O segundo maior pico de conversas foi às 2h41, na entrega do prêmio de Álbum do Ano para Adele - a inglesa fez homenagem a Beyoncé, chegando a dividir a estatueta para dedicá-la à cantora americana . O terceiro foi à 0h57, ao término do tributo que Adele fez a George Michael – a grande vencedora do Grammy começou de novo sua apresentação por considerar que não estava à altura do cantor.

O maior pico das conversas no Brasil aconteceu às 23h57, quando Beyoncé surge no palco. O segundo maior pico foi à 0h06, quando chegava ao fim a apresentação da cantora – muitos brasileiros fizeram comparações entre a americana e a figura de Iemanjá. No país, o terceiro grande momento foi a vitória do Twenty One Pilots, ganhador do prêmio de melhor performance de duo ou grupo pop. A dupla tirou as calças e subiu ao palco de cuecas, cumprindo uma promessa do tempo em que eles apenas assistiam ao Grammy pela TV.

Audiência na TV

Embora ainda faltem mais dados para confirmar a audiência do Grammy, números parciais indicam que a premiação não teve um desempenho muito melhor do que o da edição anterior. Em 2016, o evento aconteceu numa segunda-feira e teve apresentação de LL Cool J. A ascensão desta edição, que teve apresentação de James Corden (famoso especialmente pelo quadro Carpool Karaoke), foi pequena em comparação ao Grammy passado. Já na análise com a festa de 2015, que ocorreu em um domingo, a transmissão teve uma queda de 4%.

Um ponto importante a impactar na avaliação é que o domingo também teve a estreia de nova temporada de The Walking Dead. A série, porém, também voltou ao ar no mesmo dia da festa do Grammy 2015.

Grammy Awards

/