arrow_backVoltar

Green Works

Doc da 3M conclama profissionais a combater crise climática

14.11.24

Na luta para equilibrar o planeta e combater o cenário de emergência climática, o mundo precisa de mais pessoas, com diferentes expertises, para apoiar a transição verde. Isso quer dizer mais profissionais preparados a pensar em sustentabilidade, além de talentos focados em buscar soluções para os desafios que estamos enfrentando. Com o objetivo de inspirar mais gente nessa causa, a 3M lançou globalmente, em parceria com a Generous Films, o documentárioGreen Works”.

A produção, com duração de aproximadamente 30 min, traz histórias de cinco profissionais, de países distintos, que mostram como trabalham com economia verde e apresentam suas visões sobre a construção de um futuro mais sustentável. Um dos casos retratados no filme, dirigido pelo colombiano Julio Palacio, é do Brasil.

Um estudo da Deloitte, o Work Toward a Net Zero, de 2022, indica que podemos ter mais de 300 milhões dos chamados empregos verdes até 2050. Os "green jobs" são trabalhos ou atividades que podem contribuir para preservar ou restaurar o meio ambiente. Com o documentário e mais outras iniciativas que adota pela sustentabilidade, a empresa reafirma seu compromisso com a inovação climática, usando ciência de materiais de ponta para promover a descarbonização, eficiência energética e infraestrutura sustentável, entre outras medidas.

Outra pesquisa, esta encomendada pela 3M, a State of Science Insights – ou Estado da Ciência –, de 2024, revela que 75% dos entrevistados (que representam a população global) acreditam que os empregos verdes podem ter um impacto importante na sociedade nos próximos cinco anos. No Brasil, 88% afirmam que essas profissões são cruciais para combater a crise climática (reveja o estudo aqui).

Esses empregos podem ser muito variados. O documentário apresenta as trajetórias de Estefanía Pihen González, uma educadora na área de sustentabilidade que trabalha com jovens (Estados Unidos); Ka-young Hyun, uma engenheira que trabalha com foco em carros elétricos e suas baterias (Coréia do Sul), Matthias Martensen, empreendedor e fundador da startup de energia Ostrom (Alemanha) e Wang Yilei, fundador de uma plataforma de inovação para esporte, com foco em design e sustentabilidade (China) e Dov Rosenmann, diretor da Earthworm Foundation Brasil.

Um dos pontos do documentário aborda o Centro de Excelência Social da Earthworm, que conecta empresas a projetos sociais na área ambiental envolvendo comunidades, procurando integrar questões sociais e natureza. A fundação é parceira da 3M global e localmente (aqui, com foco nas comunidades que trabalham na área de madeira, papel e celulose). De forma geral, as mensagens dos participantes do filme é “como contribuir para ajudar o meio ambiente”.

Por meio da ciência e tecnologia, a 3M vem desenvolvendo soluções que estão impactando positivamente as comunidades e as pessoas que nelas vivem. A sociedade carece de profissionais de carreiras verdes com habilidades para inovar, implementar e escalar iniciativas sustentáveis. Inspirar e motivar as pessoas que estão interessadas em acelerar essa transição para esse novo cenário é um dos objetivos do documentário”, declarou Liliane Moura, gerente do Instituto 3M e da área de sustentabilidade na companhia.

Entre as iniciativas da companhia para estimular os empregos verdes está a parceria com a organização sem fins lucrativos Work on Climate, que auxilia profissionais a encontrarem “green jobs“ no mundo todo. No Brasil, dentro de seu projeto anual que prepara jovens para serem assistentes de produção industrial, a 3M inclui conteúdo voltado para a sustentabilidade, que vai desde compreender o ciclo de vida de um material até avaliar a composição de uma embalagem. Todos os anos são preparados 80 estudantes que estão no último ano do ensino médio. Já foram formados 743 jovens. E no projeto 3M Impact os funcionários da companhia são estimulados a atuar como voluntários em alguma organização do terceiro setor também com o fim de aprimorar o olhar para outras demandas.

Em breve, a versão legendada para português estará no canal da 3M Brasil no YouTube. Abaixo, o documentário com legendas em inglês.

Green Works

/