arrow_backVoltar

Guerra na Ucrânia

Festivais de cinema europeus barram delegações russas

02.03.22

Os organizadores da Bienal de Veneza, comunicaram, nesta quarta-feira (2), que pretendem barrar delegações russas nos seus eventos, como no Festival Internacional de Cinema de Veneza, que acontecerá entre 31 de agosto e 10 de setembro. No entanto, artistas russos independentes podem comparecer, segundo a organização.

Festival de Cinema de Cannes, que será realizado entre 17 e 28 de maio, já havia anunciado, nesta terça-feira (1º), ter decidido não aceitar delegações oficiais russas nem a "presença de qualquer órgão relacionado ao governo russo", enquanto durar a invasão da Ucrânia.

Outros festivais europeus também comunicaram boicote à Rússia: o Festival de Cinema de Glasgow (Escócia), realizado a partir desta quarta-feira (2), baniu os filmes russos "No looking back" (de Kirill Sokolov) e "The execution" (de Lado Kvataniya).

O Festival Internacional de Cinema de Estocolmo (Suécia), que acontecerá em novembro, retirou de sua programação os filmes com financiamento estatal russo.

Já a organização do Festival Internacional de Cinema de Locarno (Suíça), a ser realizado entre 3 e 13 de agosto, informou que não deve aderir ao boicote porque defender a "liberdade de expressão e a arte cinematográfica em todas as suas formas".

As manifestações dos festivais europeus de cinema são uma resposta à Academia de Cinema da Ucrânia, que no último final de semana havia publicado uma petição online pedindo boicote ao cinema russo.

Guerra na Ucrânia

/