Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Festivais de cinema europeus barram delegações russas
Cena do filme No looking back, de de Kirill Sokolov, banido do Festival de Cinema de Glasgow
Os organizadores da Bienal de Veneza, comunicaram, nesta quarta-feira (2), que pretendem barrar delegações russas nos seus eventos, como no Festival Internacional de Cinema de Veneza, que acontecerá entre 31 de agosto e 10 de setembro. No entanto, artistas russos independentes podem comparecer, segundo a organização.
O Festival de Cinema de Cannes, que será realizado entre 17 e 28 de maio, já havia anunciado, nesta terça-feira (1º), ter decidido não aceitar delegações oficiais russas nem a "presença de qualquer órgão relacionado ao governo russo", enquanto durar a invasão da Ucrânia.
Outros festivais europeus também comunicaram boicote à Rússia: o Festival de Cinema de Glasgow (Escócia), realizado a partir desta quarta-feira (2), baniu os filmes russos "No looking back" (de Kirill Sokolov) e "The execution" (de Lado Kvataniya).
O Festival Internacional de Cinema de Estocolmo (Suécia), que acontecerá em novembro, retirou de sua programação os filmes com financiamento estatal russo.
Já a organização do Festival Internacional de Cinema de Locarno (Suíça), a ser realizado entre 3 e 13 de agosto, informou que não deve aderir ao boicote porque defender a "liberdade de expressão e a arte cinematográfica em todas as suas formas".
As manifestações dos festivais europeus de cinema são uma resposta à Academia de Cinema da Ucrânia, que no último final de semana havia publicado uma petição online pedindo boicote ao cinema russo.