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Guerra na Ucrânia

McDonald's e Starbucks fecham estabelecimentos na Rússia

08.03.22

Após a invasão da Ucrânia, o McDonald's anuncia, nesta terça-feira (8), que irá fechar temporariamente os 850 restaurantes da rede de fast food norte-americana na Rússia e que irá suspender suas operações no país.

Presente na Rússia há mais de três décadas, a cadeia conta com 62 mil funcionários naquele país - todos eles continuarão a ser pagos, de acordo com Chris Kempczinski, CEO da McDonald's Corporation.

Nos últimos dias, a rede de fast food vinha sofrendo pressão de usuários nas redes sociais e de investidores para que interrompesse suas operações na Rússia, à esteira de outras marcas que decidiram suspender serviços, anunciaram medidas restritivas em relação ao país, ou o fim de suas operações locais, como a AppleNike, IkeaMicrosoft, Oracle, Sap, Intel, H&M, Dell e BMW.

Também nesta terça-feira (8), a rede de cafeterias Starbucks comunicou que está suspendendo todas as atividades comerciais na Rússia, incluindo o envio de produtos administrados por um licenciado. Segundo a companhia, o Alshaya Group (sediado no Kuwait), que opera ao menos 100 cafés Starbucks no país, "oferecerá apoio aos quase 2 mil parceiros na Rússia que dependem da Starbucks para sua subsistência".

As operadoras de cartões de crédito American Express, Visa e Mastercard comunicaram neste final de semana a suspensão de seus serviços na Rússia, leia aquiA plataforma focada na publicação de vídeos curtos TikTok anunciou neste domingo (6) a suspensão de transmissões ao vivo na Rússia, aqui.

Semana passada, festivais de cinema europeus baniram delegações russas, aqui. E o Festival Internacional de Criatividade de Cannes barrou a Rússia da premiação global, leia aqui.

Na sexta-feira (4), o Grupo WPP anunciou que iria descontinuar suas operações na Rússia, leia aqui. A Accenture também fechou seu escritório local, aqui.

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