arrow_backVoltar

Guerra na Ucrânia

Omnicom também anuncia que deixará Rússia

17.03.22

O Grupo Omnicom, dono de agências como BBDO e TBWA, é a mais recente holding de agências a anunciar que irá descontinuar suas operações na Rússia, após a invasão da Ucrânia.

Depois de WPP (aqui), Accenture (aqui), IPG, Publicis (aqui) e Dentsu (aqui), Omnicom comunica que está "trabalhando com parceiros locais para se desfazer de todas as posições de investimento" na Rússia.

"Estamos planejando um processo ordenado para garantir a continuidade dos serviços para os clientes e proporcionar um futuro para nossos colegas russos – alguns que estão na Omnicom há décadas. Esperamos finalizar os detalhes em breve", informou o Grupo, em comunicado.

Além das grandes holdings de comunicação, o Festival Internacional de Criatividade de Cannes anunciou recentemente que agências e anunciantes russos não seriam mais elegíveis a disputar troféus em 2022 e os delegados dessa nacionalidade não poderiam participar do evento (leia aqui).

Na semana passada, o londrino D&AD comunicou que também não está mais aceitando inscrições da Rússia no D&AD Awards e New Blood Awards deste ano, por conta da invasão à Ucrânia (aqui).

Além disso, Festivais de cinema europeus barraram delegações russas, leia anterior sobre o assunto aqui.

Semana passada, McDonald's e Starbucks anunciaram que irão suspender suas operações no país (leia aqui). Diversas outras marcas decidiram deixar de oferecer serviços, anunciaram medidas restritivas em relação ao país, ou o fim de suas operações locais, como a AppleNike, IkeaMicrosoft, Oracle, Sap, Intel, H&M, Dell e BMWUnilever, Coca-Cola e Pepsi engrossaram a lista.

As operadoras de cartões de crédito American Express, Visa e Mastercard comunicaram a suspensão de seus serviços na Rússia, aquiA plataforma focada na publicação de vídeos curtos TikTok anunciou no último dia 6 a suspensão de transmissões ao vivo no país, aqui.

Guerra na Ucrânia

/