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Omnicom também anuncia que deixará Rússia
O Grupo Omnicom, dono de agências como BBDO e TBWA, é a mais recente holding de agências a anunciar que irá descontinuar suas operações na Rússia, após a invasão da Ucrânia.
Depois de WPP (aqui), Accenture (aqui), IPG, Publicis (aqui) e Dentsu (aqui), Omnicom comunica que está "trabalhando com parceiros locais para se desfazer de todas as posições de investimento" na Rússia.
"Estamos planejando um processo ordenado para garantir a continuidade dos serviços para os clientes e proporcionar um futuro para nossos colegas russos – alguns que estão na Omnicom há décadas. Esperamos finalizar os detalhes em breve", informou o Grupo, em comunicado.
Além das grandes holdings de comunicação, o Festival Internacional de Criatividade de Cannes anunciou recentemente que agências e anunciantes russos não seriam mais elegíveis a disputar troféus em 2022 e os delegados dessa nacionalidade não poderiam participar do evento (leia aqui).
Na semana passada, o londrino D&AD comunicou que também não está mais aceitando inscrições da Rússia no D&AD Awards e New Blood Awards deste ano, por conta da invasão à Ucrânia (aqui).
Além disso, Festivais de cinema europeus barraram delegações russas, leia anterior sobre o assunto aqui.
Semana passada, McDonald's e Starbucks anunciaram que irão suspender suas operações no país (leia aqui). Diversas outras marcas decidiram deixar de oferecer serviços, anunciaram medidas restritivas em relação ao país, ou o fim de suas operações locais, como a Apple, Nike, Ikea, Microsoft, Oracle, Sap, Intel, H&M, Dell e BMW. Unilever, Coca-Cola e Pepsi engrossaram a lista.
As operadoras de cartões de crédito American Express, Visa e Mastercard comunicaram a suspensão de seus serviços na Rússia, aqui. A plataforma focada na publicação de vídeos curtos TikTok anunciou no último dia 6 a suspensão de transmissões ao vivo no país, aqui.