Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Conar abre representação ética por ações da Ambev em live
Depois de receber denúncias de dezenas de consumidores, o Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) abriu uma representação ética contra as ações publicitárias da Ambev realizadas durante os shows "Live Gusttavo Lima - Buteco em Casa" e "Buteco Bohemia em Casa", do cantor Gusttavo Lima, e exibidos via redes sociais.
Segundo o Conar, as ações publicitárias "carecem de cuidados recomendados pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas."
A entidade cita a "falta de mecanismo de restrição de acesso ao conteúdo das lives a menores de idade" e a "repetida apresentação de ingestão de cerveja", o que seria um "potencial estímulo" ao "consumo irresponsável" da bebida, de acordo com o Conar.
Apesar do acolhimento da denúncia dos consumidores, a direção do Conar "destacou o formato inovador da comunicação publicitária para o momento vivido pelo país". Por outro lado, ponderou que essas iniciativas devem ser conciliadas "com os princípios fundamentais da comunicação comercial do segmento, com a divulgação responsável de bebidas alcoólicas e sem fragilizar os cuidados para que não sejam difundidas a crianças e adolescentes".
A Ambev e o cantor podem enviar suas defesas ao Conselho de Ética do Conar ou adaptar "de imediato o conteúdo publicitário das lives às regras éticas", de acordo com a entidade.