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Gêmeos de 'Irmãos à Obra' em bate-papo promovido pelo Discovery
O canal de TV por assinatura Discovery abordou o tema “Heart Factor: como nascem as paixões”, durante a mais recente edição do "Discovery Talks", que reuniu o mercado na semana passada para refletir sobre a dimensão passional do conteúdo e como ela pode ser um fator positivo nas novas relações de consumo.
O bate-papo contou com a participação dos irmãos Drew e Jonathan Scott, do reality show "Irmãos à Obra" (exibido pelo Discovery Home & Health), e de Stella Brant, diretora de marketing da 99App.
Fernando Medin, presidente e gerente geral da Discovery Latin America/US Hispanic, reafirmou o compromisso da companhia de "criar, agregar e compartilhar o conhecimento em suas diversas formas, através de conteúdo apaixonante, que enriquece e cativa". O executivo destacou a distribuição de dois canais – Food Network e HGTV – voltados a conteúdos de estilo de vida e baseados em "personalidades" como Drew e Jonathan, que "aliam experiência em suas respectivas áreas profissionais ao carisma na condução das séries".
Já Roberto Nascimento, o Naná, vice-presidente de vendas publicitárias da empresa, anunciou uma nova iniciativa da Discovery: o projeto Why We Love, proposta de cocriação para projetos que ganhem vida em diversas plataformas e também fora das telas, com instalações e experiências, e que terá Guto Requena, arquiteto e designer, como consultor.
A neurocientista Caroline Baldasso falou sobre a perspectiva científica da paixão, a partir das particularidades das três regiões cerebrais – reptiliana, límbica e neo-córtex – e a cadeia de reações que envolvem corpo e mente quando estamos apaixonados.
Patrícia Garrido, diretora de planejamento estratégico, e Eduardo Teixeira, gerente de branded content da Discovery, apresentaram as relações entre a ciência da paixão e as tendências do mercado e iniciativas de marcas, destacando a ferramenta Needs Driven Media, desenvolvida pela empresa para detectar as necessidades de consumidores em ambientes diversos (indústrias, segmentos e categorias distintas), e o Discovery Connect, inteligência artificial que conecta marcas e conteúdos a partir da compatibilidade de perfis.
Stella Brant, diretora de marketing da 99App, abordou o tema “O caminho de uma love brand”, destacando a mudança dos paradigmas de consumo: até 1950, os relacionamentos de consumo tinham o trabalho artesanal e a proximidade humana como valores principais; entre 1950 e 2000 foi a "era das marcas", com qualidade, distribuição, escala e confiança como diferenciais. A partir de 2000, vivemos, segundo a executiva, a junção de ambos os paradigmas anteriores: o lado humano e a confiança devem coexistir, o que modifica as relações entre marcas e consumidores.
Monica Pimentel, vice-presidente de conteúdo da Discovery apresentou o "Irmãos à Obra" e atribuiu o sucesso da atração a uma estratégia corporativa baseada em dois pilares: "priorizar boas histórias de maneira ajustada às demandas dos espectadores, em nossa época, e fazê-lo por meio de personalidades carismáticas, criando relatos autênticos, reais, que vão muito além do papel de um personagem".
Os gêmeos Drew e Jonathan responderam às perguntas de Leticia Pires, product design manager do site Quinto Andar. Eles falaram sobre a sua história: a dupla comprou a primeira casa aos 18 anos e conseguiu cerca de US$ 50 mil de lucro depois de reformá-la. Assim começou a trajetória dos irmãos que comandam a série que atualmente é exibida em mais 160 países.
Drew explicou como surgem as ideias para novas séries: "Ouvimos os pedidos da audiência para pensar em spin-offs. Nosso público pediu uma série que fosse feita na perspectiva de quem vende a casa, por isso criamos 'Irmãos à Obra: Compra e Venda'. Quando disseram que essa rivalidade entre irmãos era algo divertido, criamos 'Irmãos à Obra: o Duelo'. Agora teremos 'Irmãos à Obra: Forever Home', com a reforma de casas onde as pessoas já moram e querem ficar para sempre".
Os fãs brasileiros estão entre os mais engajados: "neste ano, São Paulo é o local com o maior crescimento de nossa base de fãs nas redes sociais", disse Drew.