arrow_backVoltar

Hidden Portraits

Pelo fim do vandalismo contra peças de OOH que exibem mulheres

18.04.23

A organização feminista Israel Women's Network e a empresa de mídia out of home JCDecaux apresentam em Israel campanha que confronta extremistas ultraortodoxos que desfiguram peças para mídia out of home que exibem mulheres.

O esforço, chamado "Hidden Portraits", traz uma imagem em mosaico do ator israelense Tsahi Halevi representando os retratos de milhares de mulheres que foram desfiguradas ao longo dos anos – para devolver às mulheres o direito de sua presença na esfera pública.

A campanha pode ser conferida em 400 peças de OOH em Israel. O pôster convida os transeuntes: “Dê uma olhada mais de perto” seguido pelo texto “Existem lugares em Israel em que esta é a única maneira de apresentar as mulheres na esfera pública”. Um QR Code no pôster leva a um site com mais informações sobre o projeto. Quem usar o Google Maps verá uma versão feminina do pôster em seu celular.

A campanha pede aos governos nacionais e locais, bem como aos órgãos de aplicação da lei, que façam mais na luta contra esses atos terroristas.

Segundo a IWN, a desfiguração de mídia exterior que mostra mulheres é um fenômeno comum nos últimos anos em Jerusalém. Os rostos das mulheres estão sendo apagados, pintados com spray, cobertos com adesivos, arranhados e, em casos extremos, queimados. As ações são realizadas por extremistas ultraortodoxos que consideram ofensiva a representação de uma imagem feminina.

As empresas, agências e anunciantes que não se enquadram nesses "padrões" frequentemente são vítimas de vandalismo e acabam optando por evitar o uso de modelos femininas e "influenciadoras" em suas peças publicitárias devido aos custos financeiros desses ataques.

Como resultado, os rostos das mulheres desapareceram dos outdoors e cartazes em toda a cidade e uma menina crescendo em Jerusalém quase não vê a imagem de uma mulher candidata a vereadora ou uma atleta feminina promovendo uma marca esportiva na esfera pública.

Também integram a criação da campanha Cloudfactory, Adler Chomski Tel Aviv e Blue Oyster Media.

 

Hidden Portraits

/