IA e Elis Regina

Conar abre representação ética para julgar comercial da Volks

11.07.23

Depois de receber reclamações de consumidores, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) abriu uma representação ética para avaliar o recém-lançado comercial de 70 anos da Volkswagen no Brasil, criado pela AlmapBBDO, e no qual a imagem da cantora Elis Regina, que faleceu em janeiro de 1982, é recriada por inteligência artificial (leia e veja aqui).

O filme, que dividiu opiniões, traz Elis ao lado da filha Maria Rita e, juntas, elas cantam a música "Como Nossos Pais", de Belchior.

De acordo com o Conar, os consumidores que se queixaram à entidade do comercial estão questionando se seria ética a utilização de IA na publicidade para trazer de volta à vida alguém que já morreu.

A representação será julgada pelo Conselho de Ética da entidade nas próximas semanas, à luz do “respeito à personalidade e existência da artista, e veracidade”, segundo o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.

Também será avaliado se o comercial poderia "causar confusão entre ficção e realidade para algumas pessoas, principalmente crianças e adolescentes".

Na semana passada, o YouTube Brasil lançou o relatório de Cultura e Tendências, estudo feito em 14 países que analisa como criadores estão adotando tecnologias. Entre os dados, a pesquisa detectou que 60% das pessoas entre 18 e 44 anos afirmaram estar abertos a vídeos que incluam a IA na produção, mas não há maiores dados que aprofundem que tipo de conteúdo seria esse, leia aqui.

Leia mais sobre o comercial da Volkswagen, aqui.

Clube de Criação informa que o primeiro lote de ingressos para o Festival do Clube está disponível, com desconto imperdível. Os interessados devem adquirir seus ingressos por meio da plataforma Sympla. Ressaltamos que os ingressos são limitados, portanto, recomendamos garantir sua participação o quanto antes, clicando aqui.

IA e Elis Regina