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IA, marketing e tecnologia

Monks lança report com 25 insights para 2025

20.01.25

Por conta da chegada do novo ano e em um contexto em que o cenário do marketing e da tecnologia passa por rápidas e profundas mudanças, a agência Monks produziu um report global com 25 insights para 2025.

Segundo o estudo, as tendências que estão surgindo agora, como mudanças culturais, avanços na inteligência artificial e evolução das expectativas dos clientes, já redefinem a maneira como as marcas irão crescer no futuro.

Os insights vêm de especialistas de diversas disciplinas e têm como objetivo ajudar o mercado a entender e se preparar para as oportunidades e desafios que estão por vir.

Divididos em cinco áreas principais, os insights têm foco em: comunidades - área que avalia como as marcas podem promover ecossistemas de pertencimento de maneira autêntica; experiência do cliente - que se debruça sobre a evolução das interações com a marca; relacionamento entre agência e marca - sobre a redefinição de colaboração e parcerias criativas; mídia - mergulha na questão da transformação no planejamento e execução de mídia por meio de ferramentas mais inteligentes; inovação em IA - sobre a força motriz por trás da inovação, da criatividade e da conexão.

report destaca que a IA irá ajudar a identificar e prever pontos de contato com as comunidades. Segundo o estudo, a mídia social não poderá mais ser considerada apenas como um canal de transmissão, já que se tornou a espinha dorsal dos esforços de construção de comunidades. As marcas terão que cultivar ecossistemas autênticos, aos quais seus públicos possam pertencer. Ferramentas no campo da IA prometem revolucionar a personalização, descobrir novos pontos de contato com a comunidade e reformular o envolvimento por meio de "embaixadores" da marca, orientados por IA.

À medida que a IA avança, possibilitando jornadas hiper personalizadas e experiências digitais imersivas, muda a forma como as marcas interagem com seus clientes. O report destaca que, em 2025, as marcas que adotarem o potencial da tecnologia criarão "experiências mais ricas e envolventes, que gerem fidelidade e confiança". Neste contexto, o estudo aponta, entre outras tendências, que assistentes virtuais irão "turvar a linha" entre experiências online e off line.

O report da Monks também indica que o relacionamento entre agência e marca está passando por uma "evolução dramática", com crescente demanda por eficiência operacional, agilidade em tempo real e especialização em IA, o que leva as agências a
redefinir suas funções, assumindo papéis mais estratégicos e se transformando em "orquestradoras de fluxos de marketing impulsionados por IA".

O levantamento indica ainda que a IA revoluciona a forma como as equipes de mídia operam, remodelando fluxos de trabalho, colaboração e execução de campanhas. A IA assume tarefas rotineiras, oferecendo aos profissionais de marketing a possibilidade de pensar de
forma mais estratégica, quebrando silos e empoderando uma colaboração mais profunda entre as plataformas (cross-platforms).

Outra tendência apontada pelo report destaca que a inteligência artificial vai desbloquear novas fronteiras na criatividade e em inovação interdisciplinar. Para as indústrias criativas, isso significa que a IA não apenas aprimorará os fluxos de trabalho existentes, mas também expandirá os limites do que é possível em música, arte e design.

Todos os anos, incontáveis estudos de tendências prometem revelar o futuro do marketing, mas, na Monks, acreditamos que o diferencial não está em prever o amanhã, e sim em agir sobre o que já está acontecendo hoje. Esses 25 insights para 2025 não são apostas em cenários distantes — eles são reflexos do presente, com potencial de ganhar escala agora. Nosso compromisso é transformar essas tendências em impacto imediato para as marcas, porque sabemos que o futuro não se espera, se constrói no presente”, avalia Marina Pires, managing director da Monks Brasil.

Para baixar o report em português, na íntegra, clique aqui.

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