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ChatGPT e Midjourney para o aniversário de SP
A iD\TBWA promoveu um experimento com Inteligência Artificial para homenagear São Paulo, que completou 469 anos na quarta-feira 25. As marcas Allianz, Alliz, Embratel, Mondelli, Philips, Philips Avent e Walita aceitaram participar da experiência. Para isso, foram utilizadas duas ferramentas que estão muito populares: ChatGPT, que cria textos, e Midjourney, que gera imagens a partir de comandos escritos.
Os resultados foram publicados nos perfis de cada uma das empresas nas redes sociais. Confira algumas peças nos links e veja as imagens acima: Allianz, Alliz, Mondelli, Philips e Philips Avent.
De acordo com a iD\TBWA, em comunicado também construído com ajuda do ChatGPT, “o experimento mostra o potencial da Inteligência Híbrida (uso de Inteligência Artificial em conjunto com a Inteligência Humana) na cadeia de processos criativos e produtivos dentro do marketing e da publicidade”.
Os robôs receberam comandos de criação com o contexto do aniversário de São Paulo e os atributos principais das marcas. Foram ensinados sobre o que deveria ser cada conteúdo e como deveriam produzir esse material. Durante o processo, as peças foram criadas pelas ferramentas de IA, passando por refinamentos e retoques humanos, que se mostraram indispensáveis.
“Temos estudado a fundo e testado ferramentas de inteligência artificial com potencial para impactar e transformar nosso mercado. Já analisamos mais de 100 ferramentas capazes de contribuir em nosso negócio trazendo novas soluções em texto, imagem, vídeo e sons, além de servirem também para otimização de recursos, ganho de agilidade nas entregas e redução de custos”, contou Camila Costa, CEO da iD\TBWA. “Se a transformação das agências já estava impactada pela tecnologia, os próximos anos serão decisivos em definir quais players irão liderar essa nova era”, completou.
Camila observou que tais ferramentas ainda não conseguem trazer com refino o que as marcas precisam quando o assunto é comunicação, com conteúdo e imagens que as posicionem e muito menos que as diferenciem. “Bastaram alguns testes para identificar que a ação humana ainda se faz necessária. O papel humano não deixará de existir, mas já está se transformando e nós, agências, precisamos liderar esse movimento para fora, com nossos clientes, mas também para dentro, preparando nossos profissionais no uso de novos recursos e revisando processos criativos e produtivos", comentou.
O experimento foi documentado por meio de um vídeo que acompanhou o processo de criação dos conteúdos. “A grande surpresa é a velocidade com que essas ferramentas estão se incorporando aos processos criativos. Acreditava-se que a área de criação fosse uma das últimas a ser impactada, mas já estamos vendo esse efeito agora, com conteúdos de qualidade aceitável”, afirmou Marco Sinatura, CSIO (Chief Strategy & Innovation Officer) da agência.