arrow_backVoltar

IA na Publicidade Digital

IAB Brasil lança Manual de Boas Práticas

19.03.25

Com o objetivo apoiar anunciantes, agências, mídias e plataformas digitais na adoção responsável de ferramentas de inteligência artificial, o IAB Brasil anuncia o lançamento do “Manual de Conformidade e Boas Práticas sobre Inteligência Artificial na Publicidade Digital”.

Elaborado pelo Comitê de Assuntos Regulatórios e Jurídicos da entidade, o documento é um complemento ao "Guia de Uso da Inteligência Artificial na Publicidade Digital", lançado no ano passado pelo IAB Brasil.

A primeira parte do manual aborda a regulamentação atual da IA no país, o direito autoral relacionado à IA, e as diretrizes para conformidade legal e proteção de dados. A segunda traz discussões sobre brand safety, ética e transparência na utilização de IA para mensuração publicitária, finalizando com sugestões para a implementação de boas práticas.

O lançamento acontece em um momento em que iniciativas de regulação do uso de IA estão em andamento no Brasil, como o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) 2024-2028, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); e o Projeto de Lei 2338/2023, em discussão no Congresso Nacional com o intuito de estabelecer um marco legal para o uso responsável da IA.

Para fazer download do manual completo, clique aqui.

Clube de Criação 50 Anos

IA na Publicidade Digital

/