Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Belo Horizonte e os meios de comunicação
Estudo do Ibope Mídia aponta que a Grande Belo Horizonte destaca-se no consumo de meios segmentados, como jornal, cinema e revista, em relação a outras regiões metropolitanas.
De acordo com a ferramenta de pesquisa Target Group Index, Belo Horizonte está entre as cidades que mais lêem jornal no Brasil.
Na primeira onda da pesquisa, nesse ano, foi constatado que 51% dos cidadãos de Belo Horizonte lêem jornal, sendo esta uma marca bem acima dos 36% de média aferida junto à população brasileira.
Da mesma forma, o consumo de rádio na capital mineira (82% da população), é maior que a média nacional de 77%.
Já o consumo do meio internet, foi confirmado por 51% dos brasileiros e por 47% dos belo-horizontinos, mantendo sua oscilação próxima ao indicador nacional.
A pesquisa do Target Group Index apurou também opiniões diversas da população sobre a internet. Nesse aspecto, foi possível constatar que, em relação à média nacional, o envolvimento do belo-horizontino com esse meio ainda pode ser mais aprofundado.
Para o brasileiro médio, por exemplo, a internet é apontada como principal fonte de entretenimento por 41% das pessoas. Já em BH, essa marca é inferior em 10 pontos percentuais, com confirmação em 31% dos entrevistados.
Outro indicador que apontou diferenças entre esses universos pesquisados foi o d a confiança que cada um tem na internet como meio para se manter informado. Em Belo Horizonte, 45% das pessoas têm confiança. Já na média nacional, 52% das pessoas manifestaram confiança nesse meio.
Em outra pergunta, 57% dos brasileiros dizem que procuram a informação primeiro na internet, enquanto o mesmo comportamento é seguido por 52% dos belo-horizontinos.
Com relação ao uso simultâneo da internet e outro meio, 35% dos brasileiros e 31% dos belo-horizontinos o fazem em relação à TV. Já no acesso à internet ao mesmo tempo em que se ouve rádio, 24% dos brasileiros e 23% dos belo-horizontinos têm esse hábito.
Target Group Index é um estudo single source sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características sócio-demográficas. Para esse estudo foram realizadas 19.456 entrevistas, entre Fev09 e Jan10.