arrow_backVoltar

+ Ibope Media

Mercado cresce em 2013

05.02.14


Em 2013, os investimentos publicitários atingiram R$ 112 bilhões, segundo o Ibope Media. A TV aberta novamente foi o meio que mais recebeu verba. Em comparação com ano anterior, o aumento foi de 16%.



No entanto, o Ibope Media ressalta que, no ano passado, o banco com informações de investimento publicitário teve sua cobertura ampliada e passou a incluir as praças de Aracaju, Maceió e Porto Velho para o meio TV Aberta. Também foram adicionados cinco canais de Pay TV, cinco títulos de revista, seis emissoras de rádio em duas novas praças e 15 títulos de jornais.



Além disso, o estudo passou a adotar um novo critério de mídia interna (autopromoção) e incluiu merchandising. Se todas as mudanças forem desconsideradas, o aumento em relação a 2012 foi de 9%, ainda de acordo com o Ibope Media.



“Apesar da ampliação da cobertura realizada pelo Ibope Media, nota-se que o mercado cresceu no último ano. Para 2014, continuaremos com nossos esforços para expandir cada vez mais a visão do mercado publicitário. A inclusão do monitoramento de sites de busca (search) no meio internet é uma delas", declara Dora Câmara, diretora regional Brasil do Ibope Media.



Confira abaixo o ranking dos meios em 2013:



Meio                      Jan a Dez/2013 R$ (000)   %             Jan a Dez/2012  R$ (000)   %



TOTAL                   112.604.654                         100         94.902.378                              100



TV ABERTA            59.556.314                          53           51.279.565                               54



JORNAL                 18.488.094                          16          16.744.650                                18



TV ASSINATURA   8.670.630                            8            7.978.162                                    8



INTERNET              7.306.734                           6            6.538.399                                    7



REVISTA                 6.938.720                            6            7.245.711                                    8



TV MERCHANDISING #  5.905.761                 5



RADIO                     4.718.136                            4             4.196.958                                    4



MOBILIARIO URBANO 542.146                        0            495.605                                       1



CINEMA                   377.188                               0            313.308                                        0



OUTDOOR             100.931                                0            110.018                                        0



Observações:



# O meio TV MERCHANDISING passou a ser reportado a partir das divulgações de 2013.



Para 2012, foram considerados 38 mercados; para 2013 foram considerados 41 mercados.



Para os dados de 2012 não foi considerado o novo critério de Mídia Interna (Autopromoção).



No primeiro semestre de 2013, os investimentos publicitários também cresceram em relação ao mesmo período do ano passado (leia aqui). Confira o ranking das agências de 2013 aqui e o o ranking dos maiores anunciantes brasileiros aqui.


+ Ibope Media

/