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Mercado cresce em 2013
Em 2013, os investimentos publicitários atingiram R$ 112 bilhões, segundo o Ibope Media. A TV aberta novamente foi o meio que mais recebeu verba. Em comparação com ano anterior, o aumento foi de 16%.
No entanto, o Ibope Media ressalta que, no ano passado, o banco com informações de investimento publicitário teve sua cobertura ampliada e passou a incluir as praças de Aracaju, Maceió e Porto Velho para o meio TV Aberta. Também foram adicionados cinco canais de Pay TV, cinco títulos de revista, seis emissoras de rádio em duas novas praças e 15 títulos de jornais.
Além disso, o estudo passou a adotar um novo critério de mídia interna (autopromoção) e incluiu merchandising. Se todas as mudanças forem desconsideradas, o aumento em relação a 2012 foi de 9%, ainda de acordo com o Ibope Media.
Apesar da ampliação da cobertura realizada pelo Ibope Media, nota-se que o mercado cresceu no último ano. Para 2014, continuaremos com nossos esforços para expandir cada vez mais a visão do mercado publicitário. A inclusão do monitoramento de sites de busca (search) no meio internet é uma delas", declara Dora Câmara, diretora regional Brasil do Ibope Media.
Confira abaixo o ranking dos meios em 2013:
Meio Jan a Dez/2013 R$ (000) % Jan a Dez/2012 R$ (000) %
TOTAL 112.604.654 100 94.902.378 100
TV ABERTA 59.556.314 53 51.279.565 54
JORNAL 18.488.094 16 16.744.650 18
TV ASSINATURA 8.670.630 8 7.978.162 8
INTERNET 7.306.734 6 6.538.399 7
REVISTA 6.938.720 6 7.245.711 8
TV MERCHANDISING # 5.905.761 5
RADIO 4.718.136 4 4.196.958 4
MOBILIARIO URBANO 542.146 0 495.605 1
CINEMA 377.188 0 313.308 0
OUTDOOR 100.931 0 110.018 0
Observações:
# O meio TV MERCHANDISING passou a ser reportado a partir das divulgações de 2013.
Para 2012, foram considerados 38 mercados; para 2013 foram considerados 41 mercados.
Para os dados de 2012 não foi considerado o novo critério de Mídia Interna (Autopromoção).
No primeiro semestre de 2013, os investimentos publicitários também cresceram em relação ao mesmo período do ano passado (leia aqui). Confira o ranking das agências de 2013 aqui e o o ranking dos maiores anunciantes brasileiros aqui.