arrow_backVoltar

Identidade visual

Após 8 anos, Chrome faz mudanças sutis

07.02.22

Pela primeira vez desde 2014, o Chrome está mudando seu logo. A informação é de Elvin Hu, designer do Google Chrome, que apresentou a novidade em seu perfil no Twitter. Ele mostrou a evolução da identidade visual do navegador a partir de 2008. O ícone deverá ser atualizado em breve nos dispositivos.

As mudanças são sutis. Elvin contou que foram removidas sombras do logo, refinando proporções e iluminando as cores. O círculo azul central parece estar mais brilhante.

Como disse o designer, "colocar certos tons de verde e vermelho próximos um do outro criava uma vibração de cor desagradável". Para corrigir isso, a equipe usou gradientes muito sutis.

Cada sistema operacional terá suas adaptações do ícone. No ChromeOS, o logo ficará mais colorido. No MacOS, terá uma pequena sombra. A versão do Windows 10 e 11 terá um “gradiente mais dramático” para se encaixar no estilo de outros ícones do Windows. “Queremos que os ícones pareçam reconhecíveis como Chrome, mas também que estejam bem elaborados para cada sistema operacional”, explicou.

Hu observou que algumas pessoas podem perguntar por que não fazer algo diferente. “Nós fizemos. Por exemplo, exploramos a introdução de mais espaço negativo. No entanto, no contexto, o branco exigia um traço que reduzia o ícone em geral e dificultava o reconhecimento, especialmente ao lado de outros aplicativos do Google”, revelou.

Identidade visual

/