Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Publicis Toronto adota tipografia inspirada em traços de fundador
A Publicis Toronto apresenta nova identidade visual, inspirada pela marca criada há quase 100 anos por Marcel Bleustein-Blanchet, fundador do Publicis Groupe, feita com letras esculpidas à mão.
Em vez de impor uma nova identidade visual, a Publicis Toronto a cocriou. Cada profissional da agência contribuiu com suas formas de letras manuscritas, fundindo o passado com o presente para criar um sistema de tipografia que pretende ser ao mesmo tempo "histórico e contemporâneo".
“A Publicis Toronto embarcou em uma jornada profundamente colaborativa, envolvendo toda a sua equipe em um processo de reinvenção. Ao combinar as formas originais das letras de Marcel com suas próprias contribuições, a equipe não apenas projetou uma fonte – como deu nova vida à identidade da agência. O resultado foi mais do que tipografia; tornou-se uma expressão viva da filosofia central da Publicis: liderar a mudança”, defende o brasileiro Victor Yves, head of art da Publicis Toronto, que está na ficha técnica do projeto, juntamente com os brasileiros Vini Dalvi (CCO) e Yan Graller (diretor de arte).
A equipe desenvolveu um sistema tipográfico baseado na precisão geométrica dos traços originais de Marcel. Cada funcionário da Publicis Toronto contribuiu com formas de letras manuscritas, fundindo fundamentos históricos com a expressão individual moderna.
A fonte conta com proporções amplas, curvas arredondadas e armadilhas de tinta que lembram técnicas de impressão tradicionais. A ideia é homenagear suas origens ao mesmo tempo em que adota uma estética moderna e reforçar o compromisso da agência com a mudança e o progresso. Espie abaixo o filme que apresenta o processo criativo da nova identidade visual.
Clube de Criação 50 Anos