Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Animação premiada no Oscar tem brasileira na equipe
O Brasil esteve presente na 93ª edição do Oscar. Exibido na Netflix, o belo e sensível “If Anything Happens I Love You” conquistou o prêmio de Melhor Curta de Animação no domingo 25. E, com isso, a artista brasileira Julia Rodrigues pode celebrar o troféu dado para uma produção da qual fez parte.
“Fui uma das animadoras em ‘If Anything Happens I Love You’. Foi meu primeiro trabalho saindo da faculdade”, contou a jovem, que esteve no time de animação do curta, composto por mais duas mulheres. Ela fez animação tradicional, 2D, nesse trabalho.
“If Anything Happens”, da produtora Oh Good Productions, mostra um casal que vive uma crise em silêncio e dor, cuja razão não se descobre inicialmente. A narrativa, criada por Will McCormack e Michael Govier, resgata a história dos dois e revela que tinham sido felizes e constituído família, com uma menina crescendo até ir para a escola. O restante fica por conta de quem estiver interessado no curta.
Nascida em São Paulo, Julia mora há cinco anos nos EUA. Ela se mudou para estudar na faculdade de animação do California Institute of the Arts (CalArts).
Formada há dois anos, a artista brasileira teve outro curta que participou de festivais internacionais: “Kukuru”. A animação apresenta um bebê pássaro, com características de aves que se locomovem por terra – como o avestruz e a ema –, que vislumbra, ao sair do ovo, um ser alado, semelhante a um animal pré-histórico, e deseja se aproximar dele.
Depois de “If Anything Happens”, Julia fez storyboards para o filme “Darkmouth” (adaptação da série de livros escritos por Shane Hegarty), da Alcon Entertainment, e freelancer para uma série de TV da Dreamworks. “Agora trabalho como storyboarder na Skydance Animation, no filme ‘Luck’”, completa. A animação deverá estrear em 2022.
Julia, que não trabalhou com produtoras brasileiras, por enquanto está focada no mercado norte-americano (“por conta de visto de trabalho”). Sobre a conquista do Oscar, ela disse que pode encontrar o time para celebrar porque a maioria estava vacinada ou apresentou testes negativo de covid.
“Foi muito bom poder reencontrar todos e celebrar juntos. Somos um time pequeno de artistas. Então, foi muito especial fazer parte desse tipo de evento, e ainda mais receber o prêmio!”
A respeito de artistas brasileiros, Julia admira os trabalhos de Céu D'Ellia e Sandro Cleuzo, na animação, e também os desenhos de Pietro Antognioni, além das aquarelas de Gonzalo Cárcamo, que nasceu no Chile, mas que adotou o país e São Paulo, onde vive.
O portfolio e as animações de Julia podem ser vistos aqui e aqui. Ela tem também perfil no Instagram.
Veja abaixo o trailer do curta premiado. Os resultados e a análise do Oscar 2021 estão aqui.
Lena Castellón