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Skol Beats diz que quem bebe menos se diverte mais
A Skol lançou nesta segunda-feira, 12, um novo lema para Skol Beats: “If You Drink Right, You F*** Right”. Na verdade, trata-se de um movimento criado a partir de um briefing de consumo responsável – ou consumo inteligente –, que fez parte de um projeto proposto globalmente. A decisão da marca foi investir em uma abordagem ousada (e divertida), focada em sexo. E assim surgiu a nova campanha de Skol Beats, criada pela Wieden+Kennedy, que pretende mostrar que “Quem bebe menos se diverte mais”.
O movimento, como a fabricante ressalta, irá procurar conscientizar o consumidor sobre o abuso de consumo de bebidas alcóolicas, um tema que é trabalhado institucionalmente, com ações como o “Beba moderadamente”. Mas neste caso a ideia é envolver o público com outras iniciativas, tornando mais clara a relação entre bebida demais e dificuldades de relacionamento associadas ao exagero, da pegação à transa. A animação criada pela agência mostra um casal se encontrando numa balada e que vai junto para a cama... e dorme. As cores são vibrantes e a linguagem é moderna e divertida.
Além do filme, a cantora Anitta é uma das embaixadoras do movimento. Ela irá discutir no Stories como uma bebedeira pode atrapalhar um encontro. Outras celebridades vão se juntar à campanha. Foi criado ainda um site (DRFR.com.br) com dicas para os jovens sobre consumo inteligente e sexo (com a especialista Rose Villela) e com ilustrações divertidas (Sutra Fail) mostrando como o abuso pode resultar em nada na cama.
Um dos focos da estratégia é explicar a importância da água. Foram desenvolvidos packs de Skol Beats no site do Empório da Cerveja com uma água para cada unidade de cerveja. São três garrafas de Skol Beats e mais três gratuitas de Ama. Dessa forma, os consumidores serão lembrados da importância de se hidratar durante o consumo de bebida alcóolica. “Uma frente do movimento trata da água”, conta Maria Fernanda Albuquerque, diretora de marketing de Skol. Ela completa dizendo que a segunda é a informação (com as dicas dadas no site).
A terceira são as parcerias: a marca fechou com algumas baladas a oferta de água gratuita no início da festa e mais a entrega gratuita a cada vez que o consumidor comprar uma Skol Beats. A primeira parceria da noite fechada para essa ação foi com as festas da Vegas. Outros acordos estão sendo definidos.
Também foram criados folders informativos sobre consumo inteligente para distribuição nas baladas. Eles estarão acompanhados de água e camisinhas da marca Prudence personalizadas para a campanha. A fabricante forneceu gratuitamente os preservativos para a ação. Dicas de como alimentar-se antes de beber, intercalar bebidas com água, ter sempre a mão proteção e saber que “não é não” estão na comunicação, reafirmando que passar do ponto na bebida pode atrapalhar a curtição de vários jeitos.
Na apresentação do movimento, Maria Fernanda revelou que, dentro do projeto global, chamado “Smart Drinking”, a estratégia brasileira foi considerada a melhor. A tal ponto que já se fala em exportação da campanha. “O brilhantismo desse trabalho é que é uma mensagem simples”.
Lena Castellón