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Publicis vai ajudar a formar e capacitar mulheres
Não somente no Brasil, mas globalmente, a pouca presença feminina nos departamentos de criação das agências de publicidade é um fato. Com o intuito de promover uma maior igualdade de gênero na área, a Publicis Plural, plataforma de diversidade da Publicis, apresenta no Brasil o projeto Entre.
A iniciativa, que será lançada no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, tem como missão oferecer "capacitação e desenvolvimento a jovens criativas".
Com apoio técnico da Adobe, o programa-piloto, liderado por Domênico Massareto, CCO da Publicis Brasil, terá acompanhamento da ONU Mulheres e do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade (CEERT).
O projeto vai escolher 30 pessoas que se identifiquem como mulheres para participar de um curso sobre processo criativo, gratuito, durante três meses, na própria agência.
Entre os dias 8 e 20 de março, as interessadas poderão se inscrever aqui. A seleção será feita pela Publicis, com orientação de Adriana Carvalho, gerente dos princípios de empoderamento das mulheres (WEP) da ONU Mulheres, e de Cida Bento, responsável pelo CEERT.
As aulas serão oferecidas por Massareto (que é professor de criatividade da ESPM e da Miami Ad School), pelas diretoras de criação Marie Julie Gerbauld, Elisa Gorgatti e Juliana Patera, pelo time da Adobe e por Adriana Carvalho, da ONU Mulheres.
"A Publicis tem alta representatividade de mulheres em toda a agência, especialmente nos cargos de liderança, mas continuamos com uma predominância masculina muito grande na criação. Sabemos que este é um problema que aflige todo o mercado e queremos mudar esse cenário de forma proativa", declara Massareto.
A Publicis Brasil informa que, atualmente, tem 53,5% de profissionais mulheres, sendo que 61% dos cargos de liderança estão em mãos femininas. No entanto, quando se trata do departamento criativo, o percentual cai para 20%, apesar de três entre os sete diretores de criação da agência serem mulheres.
"Enfrentamos dificuldades para refletir a representatividade das mulheres na criação. Este projeto pretende ajudar a reverter a situação atuando diretamente na base: incentivando, inspirando e treinando universitárias", defende Massareto. "Acredito plenamente que uma criação mais diversa contribui para o negócio final: discussões internas com mais pontos de vista e consequentemente melhores ideias para os nossos clientes", avalia o criativo.